Fugas - hotéis

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Relaxar em pleno lago da Fonte Nova

Por Maria José Santana ,

O Hotel Meliá Ria acaba de ser remodelado, com vista a melhorar o conforto dos seus hóspedes. Mas mantém essa condição que o torna tão especial: está plantado numa das margens do lago da Fonte Nova, gozando de vistas únicas para este espelho de água da ria.

O dia amanheceu cinzento e fresco — demasiado escuro para uma manhã de final de Junho — , mas a falta de raios de sol não consegue beliscar a beleza da paisagem que se estende para lá da parede de vidro da sala onde tomamos o pequeno-almoço. Estamos praticamente em cima do lago da Fonte Nova, um espelho de água da ria de Aveiro que, volta e meia, é decorado pelo colorido de um barco moliceiro que passa, navegando a motor, carregado de turistas. Uma vista que alimenta o espírito e que leva a que uma estadia no Hotel Meliá Ria se torne memorável.

A unidade hoteleira, a maior da cidade de Aveiro, situada a escassos cinco minutos a pé do centro histórico, acaba de ser remodelada — a reformulação estendeu-se aos quartos, restaurante, bar, lobbyhealth club e spa e salas de reunião —, com vista a apresentar um design mais moderno e atractivo e a melhorar as condições de conforto dos hóspedes. O exterior não sofreu qualquer tipo de obras ou alterações e compreende-se porquê. Passados dez anos da sua abertura, o Meliá Ria Hotel & Spa continua a exibir uma arquitectura moderna e inovadora, em forma de cubo. Outra das notas dominantes do edifício prende-se com a entrada de luz natural a partir do tecto e até ao rés-do-chão, garantindo a luminosidade mais do que merecida da pintura gigante que se encontra estampada numa das paredes — um barco moliceiro, que navega com as velas enfunadas —, bem como para a entrada e acesso aos quartos — são 128, no total (incluindo duas suítes júnior, dois quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada e quartos comunicantes). 

No interior das habitações, a aposta passou por uma decoração simples e moderna, com alguns apontamentos alusivos a motivos regionais — imagens de palheiros, salinas ou moliceiros, discretamente apresentadas, por exemplo, nos tapetes. Alguns quartos têm vista directa para o lago, outros para o fantástico edifício da antiga Fábrica Jerónimo Campos — um exemplar da arquitectura industrial em tijolo, de inícios do século XX, transformado em Centro Cultural e de Congressos — e alguns estão virados a poente, mas há algo em comum entre eles: a generosidade de espaço. 

Uma característica que salta à vista, também, no bar e no restaurante do Meliá Ria Hotel & Spa, localizados de frente para o lago da Fonte Nova, convidando a uma bebida ou uma refeição mais demoradas. No Restaurante do Lago, com capacidade para 120 pessoas, irá encontrar uma ementa que inclui vários pratos de cozinha portuguesa e pratos internacionais, de forma a satisfazer os mais diversos gostos, sendo também de destacar o menu “cozinha saudável”, dedicado àqueles que necessitam de uma alimentação diferente — com opções vegetarianas, sem açúcar, isentas de glúten ou de lactose. Atendendo a que a nossa estadia coincidiu com a festa dos santos populares, esquecemos as dietas por um dia e rendemo-nos às tradições que o hotel fez questão de não esquecer — à boa maneira portuguesa, não faltaram sardinhas e fêveras assadas. 

Os pequenos-almoços também são servidos no Restaurante do Lago, com um buffet variado, onde não falta fruta fresca, iogurtes, cereais, ovos, sumos, compotas, pastelaria e — aquilo que mais nos agradou — diversas opções de pães (de farinha de trigo, integrais, com sementes, regionais, etc.). 

Nome
Meliá Ria Hotel & Spa
Local
Aveiro, Glória, Cais da Fonte Nova, Lote 5
Telefone
234 401 000
Website
www.meliaria.com
--%>