Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 2 de 2

Acordar com os socalcos vinhateiros do Douro em frente


A Fugas esteve alojada a convite da Quinta da Pitarrela.

Como ir
A melhor forma de chegar à Quinta da Pitarrela é de carro pela A4. A partir do Porto, chega-se em pouco mais de uma hora ao espaço de turismo rural. Primeiro há que seguir pela A4 em direcção a Vila Real, passando pelo novo túnel do Marão. E depois sair na A24 em direcção a Viseu. Deve seguir as indicações até ao Peso da Régua para depois continuar pela estrada nacional até à Travessa da Pitarrela, Vilarinho dos Freires, e chegar à Quinta da Pitarrela. Também pode ir de comboio desde a estação de São Bento ou de Campanhã até ao Peso da Régua e depois apanhar um táxi até à quinta. Fica situada numa ruela apertada e tem parque de estacionamento privado.

Onde comer
Quem ficar na Casa Xisto e gostar de cozinhar, pode perfeitamente fazê-lo na cozinha de grandes dimensões e equipada com tudo do que precisa. Mas o pão de centeio é garantido, logo pela manhã, para as duas casas de turismo rural. O padeiro deixa-o ficar no saco pendurado do lado de fora do portão da Quinta da Pitarrela. Mas se preferir comer fora, há várias opções pelos arredores, nomeadamente, no restaurante panorâmico S. Leonardo, na Galafura, a uns quilómetros dali. E enquanto aprecia o rio Douro, lá bem no fundo, a serpentear os montes. Com o bacalhau à S. Leonardo e cabrito assado em forno de lenha como especialidades. Convém avisar com antecedência. 

O que fazer
O Museu do Douro fica a três quilómetros da quinta, no Peso da Régua, e vale a visita. Viajar de barco no rio ou de comboio entre a Régua e o Tua também é boa opção. Ou aproveitar a proposta de Tiago e Sónia de viver uma experiência vinícola na Quinta da Prelada, propriedade da família, a uns quilómetros da Pitarrela. Com um pouco de aventura num todo-o-terreno através de um caminho sinuoso e estreito de terra-batida, com paisagem de montanha como pano de fundo. Para visitar o armazém de tonéis - zona para envelhecer o vinho do Porto; cheirar depois o intenso aroma a vinho misturado com o perfume da madeira. Tempo ainda para provas de vinho tinto, branco, rosé e um Porto com dez anos. E ficar a saber que o vinho do Porto Quinta da Prelada - Vintage 2004 ganhou o troféu de melhor Vintage no International Wine Challenge 2007 e a medalha de ouro no Selections Mondiales des Vins, Canadá, 2007. Pode ainda deslumbrar-se no miradouro de São Leonardo da Galafura, a alguns quilómetros dali, donde se avista, ao longe, o rio a serpentear entre os montes. Um painel de azulejos numa das fachadas da capela tem memória do escritor Miguel Torga: “À proa dum navio de penedos,/ a navegar num doce mar de mosto,/ capitão no seu posto/ de comando, S. Leonardo vai sulcando/ as ondas/ da eternidade (…)”. 


Informações

Quinta da Pitarrela
Travessa da Pitarrela, 5050-361 Vilarinho dos Freires, Peso da Régua
T. +351 916 154 938
geral@quintadapitarrela.com
www.quintadapitarrela.com 
www.facebook.com/quintadapitarrela
Preços: Casa Xisto – 350 euros por noite - cinco quartos 
Casa Rosa – 120 euros – 2 suites para quatro pessoas

Nome
Quinta da Pitarrela
Local
Peso da Régua, Peso da Régua, Travessa da Pitarrela
Telefone
916154938
Website
www.quintadapitarrela.com
--%>