Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 2 de 3

Aqua quente em terra fria

Mais virgem que a Estrela

Foi apenas um cochilo; nada mais. Mas um pouco mais de luz evitará o desastre. Corremos os cortinados que não terminam e o que não falta são vidraças amplas para aproveitar o sol que resta do dia. Por momentos, sentimo-nos no Norte da Europa, onde a vida corre em janelas escancaradas. Mas o mobiliário maciço diz-nos bem onde estamos, não fosse ele produzido pela Móveis Sancho, empresa de Oliveira do Hospital, mais precisamente de Catraia de São Paio. É com eles que temos a sensação de estar a pousar um livro na floresta ou a ajustar os cotovelos num tronco de carvalho.

A família Cruz — que antes deste empreendimento se estreou no sector com uma unidade de turismo rural muito próxima do Aqua Village — acredita que a região fronteiriça da serra da Estrela tem “muito potencial” e qualidades ainda pouco exploradas. Acredita também no azeite, no vinho, no pão e no ar puro deste Portugal interior. É este lado virgem, sobretudo, que mais poderá cativar os amantes da natureza no seu estado bruto. O Turismo do Centro admite que o objectivo estratégico tem sido “sempre atrair o turista à serra da Estrela”, dando-lhe, a partir daí, “argumentos para prolongar a sua estadia noutros locais da região”, explicou à Fugas o presidente, Pedro Machado. 

Talvez esse movimento seja hoje mais equilibrado. Dadas as características do concelho de Oliveira do Hospital, montanhoso, aquoso e com ruínas romanas e pontes medievais, o turismo de natureza tem assumido cada vez mais protagonismo. É também por isso que faz parte dos planos de Francisco Cruz a programação de actividades como passeios pedestres e de bicicleta ou visitas guiadas à volta das águas quentes e frias da Beira Alta. Como uma casa, o Aqua Village quer estar sempre em construção. 

Como ir

A partir de Lisboa, o trajecto mais simples é conduzir pela A1 até Coimbra e, aí, tomar o IP3 em direcção a Viseu. De seguida, vira-se para o IC6 (Covilhã/Arganil). Alguns minutos depois, acompanha-se a N17 e toma-se a EM514, chegando ao destino. A viagem dura pouco mais de três horas. Do Porto, também a A1 serve de elo de ligação até Coimbra, e a duração total da viagem é de cerca de duas horas. 

Onde comer

O Roots Restaurant & Bar (aberto ao público não hospedado no aldeamento) quer tocar nas raízes e produtos originais da região beirã num salto ágil até às criações do chef Anderson Miotto. Ou, como o próprio afirma, concentra-se num misto de “comida regional e brincadeiras moleculares”. 

Porque a carta de vinhos privilegia o Dão e o restaurante privilegia a enologia, beber um Casa de Mouraz (biológico) ou um Vinha Paz num dos jantares vínicos que a direcção pretende organizar mensalmente será uma forte possibilidade. Para os amantes da cerveja, a artesanal Rapada dá o derradeiro toque regionalista — os seus criadores são da aldeia vizinha de Santo António do Alva, que outrora teve o nome de Rapada.

O que visitar

Parque Natural ?da Serra da Estrela
O parque começa a cerca de três quilómetros da unidade hoteleira, o que vale um convite para se subir, pelo menos, até ao ponto mais alto de Portugal continental. 

Nome
Aqua Village
Local
Oliveira do Hospital, Penalva de Alva, Caldas de São Paulo
Telefone
238 249 040
Website
www.aquavillage.pt
--%>