Fugas - hotéis

  • Paulo Pimenta
  • Paulo Pimenta

Cerquido Village & Spa: casas com serra dentro

Por Andreia Marques Pereira ,

No Cerquido, varanda na Serra d’Arga com vista para o Vale do Lima, dormimos na Casa da Serra.

A noite está a cair quando chegamos lá acima que não é o topo da serra mas quase que parece. Adiantamo-nos e não temos ninguém à espera. Pela rua que mais parece uma varanda para a paisagem não se vê vivalma e as poucas casas parecem quase todas fechadas. Sabemos que estamos no sítio certo porque há construções que o indicam: os bungalows que vemos como que pendurados na encosta; do outro lado da rua estreita, a Casa da Serra, recentemente restaurada ergue-se num patamar superior seguro por muro de granito. É irresistível percorrer as “margens” e virar a máquina fotográfica para a paisagem: diante de nós está o Vale do Lima que com a luz a esvair-se na noite ganha novos contornos a cada minuto que passa.

Se ficamos encantados com as vistas, não somos os únicos. A Filipe Pimenta, o proprietário do Cerquido Village & Spa, pouco mais dois anos de funcionamento, também foi a natureza envolvente desta “varanda” do Cerquido que cativou. Ou melhor, apaixonou porque é de “projectos de paixão” que falará horas mais tarde, ao jantar – noutro local de paixão, o Centro Equestre de Vale do Lima (CEVL – e deste já falaremos). Por isso, decidiu investir neste lugar da freguesia de Estorãos. Não tinha qualquer relação com o lugar até se apaixonar por ele e pela Serra d’ Arga. “Quis fazer algo diferente que acabe por trazer dinâmica económica à região”, explica.

E então começou o Cerquido Village & Spa, com a Casa da Serra onde ficamos instalados. Dois andares, jardim – tudo bem no alto, para a serra entrar e nós fazermos parte dela. A pedra do exterior tem o contraponto no branco do interior, que está rigorosamente dividido a meio pela escadaria. No rés-do-chão, temos uma cozinha ampla toda equipada (incluindo, por exemplo, máquina de café e de lavar louça) e com mesa corrida a pedir longas refeições (onde nos espera um “cesto básico”, croissants, pão, manteiga, compotas, sumo de laranja, fruta); e uma sala com recuperador de calor e saída para o jardim onde outra grande mesa faz ansiar pelo calor – o rés-do-chão completa-se com uma casa-de-banho. No segundo ficam os dois quartos, cada qual com a sua casa-de-banho completa cada qual com as suas janelas, as principais para a paisagem, claro. A decoração dos quartos mantém uma ligação ao mundo antigo, com as camas de cabeceiras trabalhadas, mas com a pirueta contemporânea dada pela cor que as pinta e dá o tom aos quartos – um azul e outro verde água. E todo o universo minhoto se espalha pela casa com “dulcineias” (sim, a amada de D. Quixote) de cerâmica com referências aos lenços dos namorados (do atelier VianaCabral) e estes plasmados em almofadas, ou com a cerâmica de Mário Rocha, artista com atelier em Arga de Baixo, que em Agosto se abre para a “Arte na Leira”. Só falta aquecimento central para o conforto ser total.

A Casa da Serra foi o ponto de partida, mas está longe de ser o de chegada – outras casas já foram compradas em Cerquido, onde a população é cada vez mais escassa. Mas, entretanto, há dois bungalows de madeira, ao estilo nórdico, tanto no exterior com o pequeno deck, como no interior claro, minimalista e funcional – são pequenos, mas com dois quartos. Um está ao nível da rua, o outro mais entranhado no vale onde por estes dias corre um ribeiro que se alimenta de uma queda d’água transgressora, daquelas que incham no Inverno para amansar depois, e é a mão que embala noites e dias. A completar este núcleo, já que tudo está a poucos metros de distância, uma pequena piscina interior com vista total sobre o vale e um jacuzzi, e um deck-lounge do lado de fora – sofás, espreguiçadeiras, candeeiros, guarda-sol e um varandim transparente para que nos sintamos a flutuar sobre o vale.

Nome
Cerquido Village & Spa
Local
Ponte de Lima, Estorãos, Rua Bouça de Abade
Telefone
924 429 582
Website
http://cerquidovillage.com/
--%>