Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Não “caiu o Carmo e a Trindade” nos 180 anos da Cervejaria Trindade

Por Márcia Dâmaso Gomes

A Cervejaria Trindade comemorou 180 anos na quarta-feira e a Fugas foi convidada a encontrar o segredo deste restaurante histórico de Lisboa, num almoço onde não faltaram os "fantasmas" que habitam o edifício centenário desde a Ordem Conventual da Santíssima Trindade.

A ementa de inspiração conventual, as paredes das duas salas forradas com painéis de azulejo do século XIX, quadros naturalistas em calçada portuguesa, os candelabros que dão um ambiente medieval, a música gregoriana e os claustros fazem-nos viajar até à Idade Média. Mas é a celebração do aniversário de uma das cervejarias mais antigas de Lisboa que nos traz de volta à mesa de madeira que outrora pertenceu ao refeitório do Convento da Santíssima Trindade. 

Ao almoço, cerveja fresca, bife à Trindade e muita, muita história. Num regresso ao passado encenado por Carla Salgueiro, João Carracedo e Marco Pedrosa revivemos os 180 anos da cervejaria. É a actriz, personificando a Rainha Santa Isabel, quem começa por nos contar a história do edifício, que a soberana portuguesa inaugurou em 1325 para doá-lo aos frades daquela ordem religiosa. Parcialmente destruído pelo terramoto de 1755 e, mais tarde, por um incêndio, foi Manuel Moreira Garcia quem recuperou o edifício, em 1836, para ali abrir a Fábrica de Cervejas da Trindade (e agora é o "fantasma" do fundador quem nos conta o nascimento deste ícone lisboeta).

Desde então, a "abordagem histórica" é mote principal da casa, o que já lhe valeu reconhecimentos vários, entre as classificações como Património Cultural da Cidade de Lisboa pela secretaria de Estado do Turismo, em 1986, e como Património de Relevante Valor Histórico-Cultural pela Direcção- Geral de Turismo, em 1997. 

“Muitos guias turísticos passam aqui com grupos de dez a 15 pessoas porque os turistas encontram-nos nos seus guias mundiais por este ser um lugar histórico”, conta Maria Martins, responsável pela comunicação do espaço. Um património histórico edificado que pretendem preservar no futuro, pormenor por pormenor.

Já a ementa, apesar de manter os típicos pratos de carne ou de marisco, vai sofrendo alterações para se adaptar às novas tendências. Uma delas, a cerveja artesanal, pode em breve vir a ser uma realidade na Trindade, adianta-nos Francisco Carvalho Martins, administrador do Grupo Portugália. "Uma cerveja com a nossa própria identidade? Não é nada que não tenhamos já pensado, falamos disso entre nós muitas vezes. Nada é impossível.”  

Cervejaria Trindade
Rua Nova da Trindade, 20C - Lisboa
Tel.: 213 423 506 / 939 900 844
E-mail: trindade.chiado@cervejariatrindade.pt
www.cervejariatrindade.pt
Preços: custo médio de refeição por pessoa com tudo incluído é de 29€ (também existem menus para grupos)

Texto editado por Sandra Silva Costa

--%>