Fugas - viagens

Carlos Manuel Martins

Continuação: página 2 de 3

À vela, para os que são mesmo amantes do mar

Stad Amsterdam pelo mundo fora

Outro nome a ter em consideração, caso decida lançar-se num cruzeiro a bordo de um grande veleiro, é o Stad Amsterdam, um navio holandês de uma beleza ímpar que, ainda que não seja uma réplica de uma outra embarcação, recria o desenho dos veleiros do século XIX a fonte de inspiração foi um navio datado de 1854 -, sem esquecer, claro está, as exigências dos dias de hoje.

Desde 2000 que este veleiro tem vindo a fazer as delícias dos amantes do mar, dando cumprimento a viagens mais ou menos longas desde travessias oceânicas a tiradas de apenas dois ou três dias. E há boas notícias quanto ao calendário de navegação para este ano: este veleiro de 250 pés (cerca de 76 metros), com capacidade para 28 passageiros (14 cabines duplas), volta a passar por Portugal, desta vez por Lisboa.

O porto lisboeta será o destino final do cruzeiro que partirá de Brest, em França, a 6 de Novembro. A chegada a Lisboa está prevista para dia 13 de Novembro, dia em que o Stad Amsterdam inicia mais uma jornada de mar, com destino a Tenerife, Espanha. Ao contrário do que acontece com o cruzeiro Lisboa-Tenerife, a primeira viagem ainda tem lugares disponíveis, com preços que variam entre os 745 e 895 euros por pessoa (ocupação tripla ou dupla, respectivamente) sem incluir voos e transferes.

Sem passagem prevista por Portugal, pelo menos até ao final do ano, o Sedov assume-se como outro dos grandes veleiros a ter em consideração na hora de projectar uma aventura de mar. Este veleiro de quatro mastros, construído em 1920, e que tem como porto de origem Murmansk, (Rússia), é apresentado como "o maior veleiro do mundo". Duvida? Tem 108,70 metros de comprimento e pode transportar mais de 300 pessoas.

Este Verão, o navio irá andar a navegar na Escandinávia, e tem presença prevista na Sail Amsterdam 2010 afamado festival náutico que acontece, a cada cinco anos, na capital holandesa. Os preços das viagens que integram o plano de navegação do Sedov variam entre os 480 e os 1600 euros, dependendo da duração da viagem (www.sedov.info).

Jovens com acesso privilegiado

Para os mais novos, o sonho de embarcar num grande veleiro mais facilmente se pode tornar realidade, dado o acesso privilegiado e preços reduzidos que são garantidos aos jovens candidatos a marinheiros em cada uma das regatas internacionais da Sail Training International (STI).

Há já alguns anos que a Aporvela, Associação Portuguesa de Treino de Vela, que integra a STI, tem vindo a apostar no programa Jovens e o Mar, proporcionando experiências de navegação a dezenas de jovens portugueses, a propósito das regatas anuais promovidas pela STI.

E há um aviso que importa lançar à navegação: a edição deste ano do Jovens e o Mar prevê algumas "borlas". A Aporvela está a promover um concurso que culminará com a selecção de três jovens para viajarem de forma totalmente gratuita, incluindo as viagens de avião até aos portos de embarque e desembarque, num grande veleiro.

Os mais novos, com idades entre os 15 e os 25 anos, são desafiados a gravar um vídeo de um minuto em que transmitam por que razão poderão ser uma mais/valia a bordo. Basta puxar pela imaginação e apresentar a candidadura (regulamento e fi cha de inscrição em www.aporvela.pt) até 14 de Maio.

--%>