Fugas - vinhos

Fernando Veludo/NFactos

Continuação: página 2 de 2

A Essência do Vinho prova-se no Porto

As provas comentadas dividem-se entre a classificação premium e super premium, qualquer uma delas sujeita a inscrição prévia, as primeiras sob um custo de 15€, as segundas sob um custo de 50€. A quinta-feira de arranque, dia 16, começa logo com duas provas premium e mais duas provas super premium. As duas primeiras incidem sobre uma prova comentada sobre as castas portuguesas na Quinta de Monte d'Oiro e sobre os admiráveis vinhos velhos do Dão, duas provas que prometem surpresas bem interessantes. Nas provas super premium a temática irá decorrer entre os dez vinhos mais exóticos de Portugal, vinhos que fogem aos estereótipos e que rompem com as regras estabelecidas, seguidos por uma prova vertical dos sublimes Moscatéis da Bacalhôa, prova conduzida por Filipa Tomáz da Costa, responsável pelos fantásticos vinhos em prova.

Na sexta-feira, dia 17, voltam a ser duas as provas super premium a marcar o dia, a primeira integralmente dedicada aos vinhos ícones do Douro, às estrelas maiores do Douro, seguida por uma surpreendente e deslumbrante viagem pelos Periquita, numa prova vertical conduzida por Domingos Soares Franco que promete sobressaltar pela inesperada longevidade e carácter dos Periquita, alguns deles com duas e três décadas de vida. Merece igualmente destaque a prova comentada de Rui Reguinga sobre os seus 20 anos de enologia, durante a qual irá demonstrar de forma eloquente o seu percurso profissional.

No sábado, dia 18, o dia estará marcado por três provas comentadas e uma prova premium, esta última a proporcionar um contacto directo com os champanhes H. Blin, intitulados como o champanhe democrático. As provas comentadas começarão com uma apresentação dos vinhos da Quinta de Lemos, do Dão, seguidas por uma prova comentada de Vinho do Porto com os chocolates Imperial, numa prova conduzida por Bento de Amaral, presidente da Câmara de Provadores do Vinho do Porto e referência nacional na área. Por fim, uma prova comentada sobre os vinhos alentejanos de Susana Esteban, conduzida pela própria, onde a enóloga terá oportunidade de apresentar os vinhos mais recentes dos seus produtores.

No domingo, último dia da Essência do Vinho, o dia começa com a última prova super premium, devotada por inteiro aos vinhos estrangeiros, num testemunho directo da diversidade de estilos e castas que enriquecem o vinho, apresentando vinhos de diferentes castas, terroirs e estilos. Para terminar em beleza, chegamos à última prova comentada do evento, sobre os Porto Colheita da Dalva, numa viagem comentada por um dos estilos mais interessantes do Vinho do Porto.

Essência do Vinho

--%>