Fugas - voltaaportugalem80dias

Continuação: página 3 de 3

De Alcoutim à serra da Gardunha: Regresso a casa

Terá sido, porventura, algo semelhante aquilo que sentimos durante os 90 minutos que estivemos em campo, apesar das dores de principiante. “Hoje nem vai dar para sonhar”, provoca-nos um dos jogadores de plantel. Plantel e equipa técnica que nos receberam como velhos amigos e fizeram sentir em casa. Talvez fosse apenas isso que procurávamos. (Do treino propriamente dito não reza esta história.) 

Uma noite bem dormida depois, voltámos à estrada e acelerámos rumo ao Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância, que todos anos se realiza em Alpedrinha, no concelho do Fundão. Grupos de bombos, exposições caninas, passeios com ovelhas, nada faltou a esta festa que tem sempre o seu ponto alto na noite de sábado, altura em que o centro da vila se transforma numa espécie de Bairro Alto rural em plena serra da Gardunha. Serra onde vamos “estacionar” o Citroën C4 Cactus e à qual chamaremos de casa durante toda a semana.

Guia prático

Onde ficar

Pousada de Juventude de Beja
As camaratas das Pousadas de Juventude continuam a ser o nosso principal dormitório. Porque é barato, porque é limpo e porque existem um pouco por todo o país. Depois da Pousada de Alcoutim, com vista para o Guadiana e para Espanha, desta feita ficámos algumas noites em Beja, a antiga Pax-Júlia. Esta não tem vista, mas está situada a cinco minutos do centro da cidade. É composta 52 camas no total (seis quartos duplos com WC, quatro sem WC, dois quartos múltiplos com quatro camas e quatro quartos múltiplos com seis camas). O pequeno-almoço está incluído e há ainda uma cozinha de alberguista e sala de convívio. Preço por noite a partir de 13 euros. Está aberta 24 horas por dia.
Rua Prof. Janeiro Acabado, Beja
Tel.:351 284 325 239
Email: beja@movijovem.pt

António Moreira
Uma pensão simples, honesta, bem melhor do que alguns hotéis de duas ou três estrelas com preços muito superiores. Casa de banho privativa, toalhas, televisão, Internet gratuita, não falta quase nada. Apenas o pequeno-almoço. Mas por 15 euros por pessoa não de pode pedir mais.
Rua Doutor Egas Moniz, Pias  


Onde comer

Nas tabernas, naturalmente. No site da Associação de Defesa do Património de Mértola (www.adpm.pt) é possível ter acesso à Rota das Tabernas, em versão PDF. São cerca de 50 os estabelecimentos referenciados, nos concelhos de Almodôvar, Beja, Castro Verde, Mértola, Ourique e Serpa. Cozido de grão, galinha de cabidela ou cachola frita são alguns dos pratos tradicionais, se bem que na maior parte dos locais sejam apenas servidos por encomenda. Mas há sempre alguma coisa para petiscar. Ou um copo de vinho e uma mini para beber. 

Informação 

João Ferreira Oliveira, Jorge Flores e Rui Pelejão continuam a sua aventura por estradas secundárias. Para a semana a Volta a Portugal em 80 dias com Citroën C4 Cactus conta como foi “estacionar” durante algumas noites na remota Pousada de Juventude da Mina (nas Minas da Panasqueira), onde os três jornalistas realizarão uma residência literária on the road. Residência integrada no I Festival Literário da Gardunha, dedicado ao tema “A Viagem”

--%>