Fugas - Viagens

  • A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas
    A Romaria de Nossa Senhora da Agonia atrai todos os anos a Viana do Castelo milhares de pessoas Paulo Pimenta
  • O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes
festejos na Foz do Douro
    O Cortejo do Trajo de Papel, seguido de banho de mar na praia do Ourigo, é o ponto alto destes festejos na Foz do Douro Paulo Pimenta
  • O castelo de Silves é cenário principal da Feira
Medieval
    O castelo de Silves é cenário principal da Feira Medieval Paulo Ricca
  • Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país
    Os carrosséis marcam presença em muitas festas e feiras pelo país Paulo Pimenta

Portugal em festa(s)

Por Mara Gonçalves

Até meados de Setembro, o país anima-se em sucessivas festas, numa mistura de tradições religiosas, celebrações pagãs, as férias, os regressos e os novos encontros. Agosto vai a meio e as festas populares já dançam pelo país fora, há romarias, feiras, touradas e dezenas de concertos. Para aproveitar o Verão. Até ao último cartucho.

Norte

Romaria de Nossa Senhora da Agonia
20 a 23 de Agosto, Viana do Castelo

É a rainha das romarias, nascida em 1772 da devoção dos pescadores da região à Nossa Senhora da Agonia, actualmente uma das maiores e mais tradicionais festividades religiosas do país. Na noite de 19 de Agosto começam a ser colocados os tapetes floridos nas ruas da Ribeira, dando início às celebrações. Até domingo, há procissões (ao mar e solene), desfiles, festas e cortejos com os trajes tradicionais — passeiam noivas, mordomas e lavradeiras, os garridos lenços de Viana, os ouros em filigrana a brilhar ao pescoço. Há feiras de produtos locais e de artesanato, concertinas, bombos e música tradicional. Uma “revista de gigantones e cabeçudos” ocupa todos os dias a Praça da República por volta das 12h e todas as noites terminam em fogo-de-artifício.
vianafestas.com 

Cortejo do Trajo de Papel – Festas de São Bartolomeu 
23 de Agosto, Porto

O ponto alto das Festas de São Bartolomeu — que decorrem desde o início de Julho até ao princípio de Setembro — dá-se no dia 23 de Agosto, com a missa de São Bartolomeu (às 19h na Igreja de São João Baptista) e o Cortejo do Trajo de Papel, no qual centenas de participantes desfilam pelas ruas da Foz do Douro em trajes feitos de papel sob o mote dos 600 Anos dos Descobrimentos, terminando num tradicional banho de mar na praia do Ourigo, “para expurgar todas as maleitas”. Integradas nos festejos estão ainda a I Festa do Livro de São Bartolomeu, até dia 23 de Agosto no Molhe, e a tradicional feira de artesanato no Forte de São Baptista, de 20 a 30 de Agosto.
www.aldoarfoznevogilde.pt 

Feiras Novas
11 a 14 de Setembro, Ponte de Lima

São as maiores festas de Ponte de Lima, celebradas desde 1826 em honra de Nossa Senhora das Dores — a procissão decorre sempre na segunda-feira, o último dia das festividades. Até lá são três dias de feiras francas e muita festa, com bandas filarmónicas, serenatas de fado, espectáculos de folclore, cantares ao desafio, rusgas e tocatas. Os cortejos etnográfico e histórico prometem voltar a ser dois dos pontos altos das festas do concelho. À semelhança do ano passado, a organização reaviva a tradição da tourada das Feiras Novas e haverá igualmente concursos pecuários e corridas de garranos, além dos tradicionais fogos-de-artifício.
www.cm-pontedelima.pt 

Mais festas no Norte
• Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro, Peso da Régua – até 16 de Agosto
• Festa da História, Bragança – até 17 de Agosto
• Festas Concelhias e de São Bartolomeu, Baião – 19 a 24 de Agosto
• Romaria de São Bartolomeu, Ponte da Barca – 19 a 24 de Agosto
• Festa dos Povos em Aquae Flaviae, Chaves – 21 a 23 de Agosto
• Festas de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego – 27 de Agosto a 9 de Setembro
• Festa da Broa, Avintes – 28 de Agosto a 6 de Setembro

Centro

Feira de São Mateus
Até 13 de Setembro, Viseu

A “mais antiga feira franca da Península Ibérica” surge este ano de cara lavada, reinventando-se para a 623.ª edição. Tem uma nova disposição — com uma avenida a ligar a Porta de Viriato a um novo palco no espelho de água do rio Paiva e diferenças de acomodação nas áreas de comércio e de restauração — e uma aposta reforçada na programação musical, que a autarquia defende estar “mais atractiva para todos os públicos”. Numa feira que promete estar “mais autêntica e atractiva, com a matriz popular de sempre”, as barracas expositivas, as tasquinhas, os concertos, os carrosséis e as diversões continuam a definir o certame. 
www.feirasaomateus.pt

--%>