Fugas - restaurantes e bares

  • Foie gras
    Foie gras "Barra de Ouro" DR
  • Creme de salsa e tomate com lagostim
    Creme de salsa e tomate com lagostim DR
  • Bacalhau lascado com batata doce e coco
    Bacalhau lascado com batata doce e coco DR
  • Piano de Black Angus com gnochis de limão e ervilha
    Piano de Black Angus com gnochis de limão e ervilha DR
  • Texturas de ananás e coco com gelado de Piña Colada
    Texturas de ananás e coco com gelado de Piña Colada DR

O Eleven tem uma estrela no Rio e três novidades em Lisboa

Por Bárbara Wong

Menu Atlântico vai estar em permanência no restaurante lisboeta.

Foi no final de Abril que o chef Joachim Koerper ganhou a sua primeira estrela Michelin para o Eleven do Rio de Janeiro. Se tem curiosidade em saber o que se come do outro lado do oceano, já pode experimentar do lado de cá, no Eleven de Lisboa que, como sabe, também tem a sua estrela. O menu Atlântico foi apresentado na semana passada.

Mas as novidades para o restaurante lisboeta, situado no topo do Parque Eduardo VII e com uma invejável vista sobre a cidade, não se ficam por este menu, revela Miguel Júdice, CEO do grupo Lágrimas Hotels&Emotions num almoço com jornalistas.

A primeira é o menu. A segunda é o protocolo com a Cabify, a nova plataforma de transporte privado que permite que os clientes que queiram almoçar no Eleven possam ser transportados até ao restaurante, gratuitamente, num carro de alta cilindrada. E a terceira é a possibilidade de ir beber um copo numa esplanada que o restaurante abrirá, a partir de 16 de Junho, às quintas-feiras, de duas em duas semanas, até Setembro, numa colaboração com o Out Jazz.

O convite é para “aproveitar o exterior” ao final da tarde, das 18h30 às 20h30, de uma “maneira democrática”, ou seja, com preços acessíveis e, quem sabe, alguns clientes poderão ficar para jantar, antecipa Júdice.

Então, regressemos à primeira novidade – o menu com pratos de Lisboa e do Rio começa com um carpaccio de vieiras com vinagrete de ostras e caviar que é servido com um vinho alemão de 2013 com a assinatura do chef, uma vez que foi feita na região onde nasceu. Chama-se Edesheimer Ordensgut. De seguida é apresentado um prato que parece trazer uma barra de ouro no centro e que se chama assim mesmo, “Barra de Ouro”, e é um clássico de Koerper, da carta do Verão de 2014, um foie-gras de pato, soja, rum e laranja, mas que o chef achou por bem fazer regressar devido ao sucesso que teve.

Segue-se o primeiro prato feito a pensar no restaurante do Rio: lagostim, amêndoas torradas e uma emulsão de salsa, tomate e azeite. Um prato muito fresco, com sabor a praia e que foi servido com um vinho White, da Herdade da Malhadinha.

Para o bacalhau, um peixe que lembra Portugal, a sugestão é um Cova da Ursa (2015) da Quinta da Bacalhôa. Este prato é do lado de cá do Atlântico e o peixe é servido fresco, em cima de uma cama de puré de batata-doce que apetece comer mais e mais.

E regressamos ao Brasil para comer um piano de Angus, com gnocci de limão e uma redução de vinho da Madeira. Este é acompanhado por um tinto alentejano produzido por Paulo Laureano.

Para acompanhar a sobremesa, a sugestão é um Colheita tardia Casal de Santa Maria (2015) – cuja vindima é feita mais tarde, em Outubro, na região de Sintra, naquela que diz ser a vinha mais ocidental da Europa. Koerper apresenta uma textura de ananás, com coco e sorbet de piña colada. Uma proposta feita com ingredientes tropicais e que, claro, faz parte do menu do restaurante brasileiro.

Restaurante Eleven
Rua Marquês de Fronteira, Lisboa
Tel.: 213 862 211
E-mail: 11@restauranteleven.com
www.restauranteleven.com
Horário: 12h30-15h e 19h30-23h
Preços: o menu custa 84€ e o suplemento de vinhos 49€

--%>