Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Vida nova para a Praça Velha

Por Alexandra Couto ,

Santa Maria da Feira renovou uma das suas principais praças para acolher uma unidade que tem suítes com kitchnette, camaratas com madeiras centenárias e espírito generoso: além de abrir o bar e as esplanadas a não-hóspedes, também os deixa confecionar refeições na cozinha.

Santa Maria da Feira tem que agradecer ao Hostel da Praça. É essa a primeira impressão que fica quando chegamos à Praça da República, também conhecida como Praça Velha, e nos deparamos com um arranjo urbanístico que eliminou uma série de degraus sem objectivo claro e permite agora mobilidade para todos, entre faixas de relva com flores vibrantes. Mérito segundo: a fachada do edifício centenário por onde já passaram militares, redacções de jornais e outras referências da terra mostra-se agora a hóspedes e passeantes de cara lavada e actualizada, após uma requalificação que foi orientada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e que deu lugar não apenas a uma frontaria clean e digna, mas também a uma pequena esplanada e a uma paragem de bicicletas eléctricas. Last but not least: o hostel não tem nada de medieval! Beneficia de uma localização privilegiada na zona pedonal da cidade, está no epicentro do seu incontornável evento de recriação histórica sobre a Idade Média e servirá de fundo ao festival de teatro de rua Imaginarius, mas respira ares de cosmopolitismo actual porque nas suas seis suítes e sete camaratas prefere evocar metrópoles como Tóquio, Nova Iorque ou Melbourne.

Passando-se depois ao interior do edifício, a sua entrada exígua não faz adivinhar o que esconde: primeiro, um mapa da cidade em larga escala, para facilitar a orientação a turistas estreantes; logo a seguir, a esplanada interior do hostel, contornada à esquerda pelas suítes com paredes de vidro, em frente por um prédio de habitação neutro e à direita pela Igreja dos Loios e o Castelo da Feira; e, finalmente, o bar interior, que acolhe os pequenos-almoços entre cadeiras de tom verde, cinza e ameixa, mesmo ao lado da mesa de bilhar e dos dardos eléctricos.

Começa nesse local a estratégia sustentável do Hostel da Praça, que não se limita a utilizar painéis solares para aquecer águas do edifício: numa parceria destinada à partilha de recursos e de lucros, os pequenos-almoços e snacks da casa são servidos pela cafetaria Praça Viva, que funciona logo na porta ao lado. O bar do hostel pode assim concentrar-se nas bebidas e, também para rentabilizar a gestão, disponibiliza-as tanto a hóspedes como ao público em geral, que aí descobrirá café a 60 cêntimos, água e cerveja a 1 euro, caipirinhas a 3,50 ou gins de 4 a 7,50. Barato? Rui Cavaco, um dos proprietários da nova unidade, tem uma avaliação própria: “Há por aí bares que abusam um bocado e o mesmo se passa nos hotéis, que não têm qualidade e cobram mais do que unidades de referência na capital, mas a Feira não tem que ser mais cara do que Lisboa.”

Esse espírito de economia e abertura aplica-se também às suítes duplas e camaratas, dispostas por dois pisos do edifício. Entre as primeiras, a maioria inclui kitchenette equipada com louças e electrodomésticos nacionais, a pensar na economia familiar, e tem vista para o exterior a toda a largura do quarto, defrontando a encosta do castelo e o terraço com jardim vertical; depois há ainda a opção executiva, que acrescenta à luz natural uma varanda e está apta a acolher hóspedes em cadeira de rodas. Todas as suítes têm smart TV, frigorífico, cofre, um secador a sério, candeeiros de leitura reguláveis e camas extras em insuspeitos móveis de madeira, que, mediante acesso controlado pelo staff, se abrem para revelar leitos já prontos, com os respectivos candeeiros e tomadas eléctricas de entrada normal e por USB. A estadia é serena e bem insonorizada, mesmo quando o bar está ao rubro, e, a haver perturbações, o mais provável é que sejam motivadas pelos sinos da Igreja dos Loios quando essa se põe a chamar os fiéis para a missa.

Nome
Hostel da Praça
Local
Santa Maria da Feira, Feira, Praça da República, 6
Telefone
256 338 186
Website
https://www.facebook.com/hosteldapraca/
--%>