O Tofo é daqueles lugares que nos conquistam logo à chegada, tanto pelas águas cristalinas do Índico, como pela comida que mistura sabores portugueses e indianos.
Mas, deixem-me sublinhar, para lá das belezas da paisagem, o que quero realmente enaltecer principalmente são as suas gentes, tão humildes como de uma simpatia inigualável.
A melhor maneira de conhecer o Tofo é perdendo-se nas suas poucas ruas, ir conversando, passear no mercado, cheio de frutas exóticas, admirar os artesãos.
A vila é, realmente, de uma serenidade e de uma paz difícil de encontrar. Já para não falar na beleza de toda aquela costa.
Deixo duas ou três sugestões para apreciar ainda mais a viagem: para maior “luxo” é ficar na Casa Barry, para poupar fique na Fatim’s Nest; para provar delícias moçambicanas, siga para a casa Sónia Tofo-Tofo, que é muito em conta; animação noite fora é no Dino’s Bar.
___
A sua viagem
Viaje, descubra, partilhe: cada viajante é o melhor guia de outro e este é o espaço para todas as dicas. Poderá enviar-nos as suas recomendações de locais e experiências ou um relato de viagem num texto, acompanhado de uma ou mais fotos, para fugas.dicas@publico.pt. As suas contribuições surgirão em destaque nesta página (e nas redes socias da Fugas) e poderão ser comentadas e partilhadas por outros viajantes.