Fugas - hotéis

DR

Cumbuco, fazer reset na Terra da Luz

Por Romana Borja-Santos

No fim da estadia, Romana Borja-Santos chegou até a pôr em causa a sua vocação profissional: vender água de coco numa zona como esta pode ser um óptimo projecto de vida. No Vila Galé Cumbuco, no Ceará, Brasil, deu de caras com paisagens espantosas, recebeu mimos no spa, bebeu caipirinhas e aqueceu o corpo ao sol. Não estarão mesmo a precisar de colaboradores neste resort?

 Brasil. Sol. Praia. Resort. Massagens. Descanso. Dolce far niente... Pronto, pronto, já chega de provocações.Fazer inveja é uma coisa muito feia, não é? Mas a verdade é que, numa altura em que Portugal rodopia entre avisos amarelos, laranjas e vermelhos por causa do frio e da chuva, haverá coisa melhor do que tirar a manta do colo, guardar as luvas e cachecóis e pegar no biquíni para dar um saltinho ao Ceará e estrear o novo Vila Galé Cumbuco? Dê apenas um ligeiro desconto: o resort que se segue será descrito ao sabor das inconfundíveis caipirinhas e contagiado pelo ritmo do forró e pelos mais de dois quilómetros de linha de praia de águas mornas.

A cerca de sete horas de voo de Lisboa, no município de Caucaia e a 40 quilómetros de Fortaleza, nasceu o Vila Galé Cumbuco, um resort com spa e com centro de convenções que acaba de ser inaugurado e que foi beber a sua inspiração aos desportos náuticos.No Aeroporto de Fortaleza, mal se põe o pé em terra a roupa cola-se ao corpo e apetece trocá-la por um esvoaçante vestido de Verão e enfiar os pés apenas nuns chinelos. No entanto, ainda é preciso ter alguma paciência. É que 40 quilómetros no Brasil podem parecer uma pequena eternidade.

A partir do momento em que se sai da zona urbana, o melhor é aproveitar a generosa horita de viagem para se deslumbrar (ou ficar "abestado", como diriam os brasileiros) com as paisagens virgens que parecem cenários colados ao vidro. Vai perceber que o tempo no autocarro por estradas esburacadas é um bom preço a pagar para ir para um local idílico e onde vai conseguir esquecer tudo. Ficará no meio do nada, isto é, no paraíso. Stress é uma palavra que não entra no resort. A única preocupação que vai ter é decidir em que piscina entrar, em que zona estender a toalha ou em que restaurante comer pela décima vez em cada dia - visto que o único regime disponível é ter tudo incluído. Uma verdadeira ralação.

Esta é já a sexta unidade hoteleira do Grupo Vila Galé no Brasil, que iniciou as suas operações neste país em 2001 com um hotel na mesma zona, o Vila Galé Fortaleza, ao qual se seguiu o Vila Galé Salvador (2004) e o Vila Galé Marés (2006). Em 2009 passou a gerir os empreendimentos turísticos Eco Resort do Cabo e Eco Resort de Angra. E as apostas não vão ficar por aqui... Já em 2011 o grupo vai arrancar com um condomínio de apartamentos que terão acesso a serviços hoteleiros (VG Residence) e pretende ainda criar uma marca de hotéis low-cost (VG Express), que serão unidades urbanas e práticas, sem serviço de quartos mas com televisões LCD, Internet e com uma livraria e cafetaria aberta 24 horas por dia, onde serão servidos também os "cafés da manhã". Por agora concentremo-nos nos 392 quartos de Cumbuco e nas 24 suites que compõem os edifícios principais do resort, ou nos 49 chalés que polvilham os imensos terrenos do complexo turístico e que pelas suas variadas e fortes cores em tons de terra e pelas palhotas à volta do telhado dão especial graça ao local.

Ao todo são cerca de 100 mil metros quadrados de terreno perfeitamente integrados na paisagem repleta de coqueiros e onde houve especial cuidado em não destruir as dunas dignas de filme. Os passadiços que nos guiam até à praia foram colocados de forma a não representarem uma agressão, a luz foi feita de uma maneira que não incomoda as vizinhas tartarugas e as espécies que corriam riscos foram retiradas durante a construção.

--%>