Fugas - hotéis

DR

Continuação: página 2 de 3

Em Angra dos Reis, pura beleza tropical

Algumas delas ficam mesmo junto ao Pestana Angra ou em linha de vista e têm nomes tão sugestivos como Porcos 2, Ouriço, Arroz, Couqueiro e Capítulo. Esta última, considerada uma das mais extraordinárias ilhas do Brasil, pertence (ou pertencia, nunca se sabe quando estes imóveis de luxo mudam de dono) ao empresário português João Pereira e foi muito badalada em Portugal depois de o então primeiro-ministro e hoje presidente da Comissão Europeia Durão Barroso ter passado lá um réveillon, a convite do empresário, logo após ter imposto duras medidas de austeridade ao país.Com uma área de 5,5 hectares, a ilha do Capítulo possui, entre outras estruturas, um bungalowsuíte de dois andares com 300 metros quadrados. Um luxo.

No vizinho Pestana, também se tem a sensação de estarmos numa ilha gozando um luxo idêntico, embora o hotel se situe no continente. A sua disposição em anfiteatro, numa meia-lua abrigada da costa, coloca-nos permanentemente em contacto com o mar. Não terá a mesma privacidade da Ilha do Capítulo, mas também não se sente o frenesim típico de um hotel. Os 27 bungalows, todos com vista para o mar, estão rodeados de uma vegetação densa e é muito fácil esquecermo-nos de que há mais gente além de nós.

O tamanho dos bungalows varia entre os 50 e os 60 metros quadrados. A decoração, de inspiração tropical, é simples mas agradável. Ganharia em conforto e beleza se o chão fosse forrado a madeira, mas, fora isso, possui tudo o que se espera de um quarto de luxo. E na varanda não faltam espreguiçadeiras e sofás para descansar e olhar o mar. De resto, quando se chega ao Pestana Angra, depois de uma viagem de duas horas desde o Rio, o que apetece é mesmo descansar e apreciar a paisagem. O interesse do lugar começa mal se transpõe a porta de acesso ao empreendimento. Angra fica a cerca de 12 quilómetros de distância mas é uma cidade sem grande beleza. O seu principal atractivo é possuir um porto de onde partem os barcos para a ilha Grande.

Dentro do hotel, não falta nada: há um restaurante panorâmico, bar, sala de jogos, sala de leitura com Internet, piscina, fitness center, spa, loja com material de mergulho e serviço de aluguer de caiaques e de lanchas para descobrir as infindáveis ilhas e praias da região. O hóspede só precisa de uma coisa: ter dinheiro, muito dinheiro. A paisagem é de graça, mas uma hora de lancha pode custar mais de 250 euros. Ah!, nunca se esqueça de olhar a meteorologia. O Pestana Angra até com chuva é bonito, mas com sol pode ser inesquecível. Caro, mas inesquecível.

Como ir


A TAP voa diariamente para o Rio de Janeiro. Do Rio a Angra, a viagem pode ser feita de autocarro (custa menos de 15 euros e demora perto de quatro horas) ou de táxi (pode custar dez vezes mais mas demora metade do tempo). A melhor opção é contratar a hospedagem já com o transfer incluído.

Onde ficar

O Pestana Angra fica no lugar do Retiro, a cerca de dez quilómetros de Angra dos Reis, sendo servido pela chamada Estrada do Contorno, uma via circular que liga as principais povoações costeiras daquele município. O resort dista cerca de 160 quilómetros do Rio de Janeiro, 400 de São Paulo e 70 de Paraty.

--%>