É o segundo ano consecutivo que o projecto de alojamentos turísticos do parque das Pedras Salgadas se encontra entre os finalistas aos "óscares" do ArchDaily. E, sublinhe-se, em 2013, o resort ecológico assinado pelos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar venceu na categoria de hotelaria.
Agora, o parque, no distrito de Vila Real, volta a estar na berlinda pelos lados deste portal de arquitectura com quase 300 mil visitantes diários e 80 milhões de pageviews mensais. A razão é o "acrescento" que foi feito ao projecto inicial com as Snake Tree Houses.
Assinadas por Luís e Tiago Rebelo de Andrade, estas casas que são como cobras entre as árvores apelam a estadias oníricas e serpenteiam pelo parque das Pedras Salgadas, um corpo sibilino erguendo-se nos ares e a que se chega por rampas. São "objectos" que "recriam a fantasia das casas nas árvores".
"Como um animal selvagem no seu habitat natural", resumem no descritivo, "a casa aparece subitamente no campo visual do observador". Este caso de simbiose entre construção e Natureza foi recentemente premiado pela revista Travel+Leisure (melhor design de resort) e também foi finalista nos prémios da revista Wallpaper.
Na mesma categoria (Hospitality), encontra-se outro finalista português: a guesthouse da Quinta de Lemos, desenhada pelo atelier Carvalho Araújo, em Passos de Silgueiros, distrito de Viseu. Nesta quinta produtora de vinhos, Carvalho Araújo, respondendo à encomenda de um projecto para um restaurante gourment, como é explicado na apresentação, desenvolveu a ideia de uma casa de hóspedes, um equipamento privado que complementaria o primeiro.
É uma casa que também serpenteia mas pelo contorno do terreno em socalco, "é o resultado directo da topografia". "Não tem uma recepção formal; o serviço cria uma atmosfera íntima e familiar", resumem. "O quarto não é apenas um domínio privado, inclui outros espaços socais, o que torna este equipamento diferente da habitual oferta de alojamento temporário". "O quarto é", na verdade, "uma pequena casa". O restaurante inclui espaços para provas de vinhos ou área para tertúlias.
A votação para eleger os melhores do Archdaily decorre online até 30 de Janeiro. Além destes dois projectos, há mais nove nomeados portugueses aos prémios. Conheça-os no PÚBLICO.