O grupo Pestana formalizou a chegada à capital holandesa com pompa e circunstância: numa cerimónia protocolar de lançamento da primeira pedra com a presença de responsáveis do grupo e da cidade.
Cerca de um ano depois de avançado o plano, o Pestana Amesterdão está, finalmente, a ser erigido na Amsteldijk, zona nobre da cidade e com vista sobre o principal canal da cidade, “perto do mítico Amstel Hotel”, como se refere em comunicado, dos Museus da Cidade ou do Centro de Congressos. O projecto, informam, está orçado em 35 milhões de euros.
Ostentando cinco estrelas, o hotel nasce graças à “conjugação de um emblemático edifício histórico com dois prédios modernos”, um projecto assinado pelo atelier holandês Villanova com interiores do Studio Linse, pelo mesmo designer (Paul Linse) que “recentemente assinou o restaurante do icónico Rijksmuseum”.
Serão 154 quartos (32 deles apartamentos), além de spa com ginásio e piscina interior ou um bar e restaurante “com um chef de renome”.
A abertura do Pestana Amersterdão está prevista para “meados de 2017”.
Com mais esta novidade, o maior grupo hoteleiro português reforça a internacionalização e a aposta europeia, já com presenças em Espanha (Barcelona - Madrid também está prevista para 2017 mas sob a chancela que alia o grupo e o jogador Cristiano Ronaldo), Inglaterra (Londres) e Alemanha (Berlim).
E ainda Pestana + Cristiano Ronaldo
Além destas novidades, o grupo, a celebrar 44 de vida, tem mais na manga para este e para o próximo ano, graças à parceria com Cristiano Ronaldo, anunciada nos finais de 2015. Os Pestana CR7 irão estrear-se já no Verão com uma unidade na Madeira. No ano seguinte, chegarão a Madrid e depois a Nova Iorque. Está também previsto um Pestana em Marrocos, na praça Jemaa el-Fna de Marraquexe.
Há 11 mil quartos Pestana no mundo
Pelas contas do grupo , apresentadas em comunicado, o portfólio - que inclui Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels e a gestão das (37) Pousadas de Portugal) - está composto por "87 unidades em Portugal e no estrangeiro, seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico, 13 empreendimentos Vacation Club, uma companhia de aviação charter e um operador turístico". Além de Portugal e das referidas cidades europeias, tem presenças nos Estados Unidos, Cuba, Argentina, Brasil, Uruguai Venezuela, África do Sul, Moçambique, Cabo Verde, Marrocos e São Tomé e Príncipe. Contas feitas: são cerca de 11 mil quartos, sete mil colaboradores e, referem, receitas de 400 milhões de euros.