Encontrou a antiga pousada da EDP à venda através da Internet, meteu-se no carro no dia seguinte e foi, sozinho, ver com os próprios olhos o potencial do espaço. Quando lá chegou “estava tudo entaipado, degradado, mal aproveitado”. “Conhecia toda esta zona, mas não conhecia isto”, confessa. Entrou por um “pequeno espaço entre as taipas” e, de lanterna na mão, analisou a abandonada pousada: “Como tenho grande facilidade em ver as coisas no espaço, percebi imediatamente o que poderia aqui fazer.” A conclusão do negócio foi “muito rápida”, os problemas surgiram apenas depois. O projecto foi rejeitado várias vezes: João e a sua irmã e sócia, Manuela Pinheiro, acabaram por suportar todas as despesas, sem qualquer tipo de apoio. O Hotel Rural Misarela foi inaugurado no dia 17 de Julho de 2014, sem “um cêntimo de ajuda pública”, mas a luta “valeu a pena”.
Hoje, a par da direcção-geral do hotel, João apoia ainda o chef Miguel Oliveira na cozinha, quando necessário. E a experiência gastronómica é internacional – de Trás-os-Montes a Angola, da carrilhada de porco preto à galinha mourisca. O Restaurante Ponte do Diabo está aberto ao público às terças, apenas à hora de jantar, às quartas, quintas e sextas em horário normal (almoço e jantar) e aos domingos, à hora de almoço. “Para os hóspedes, garantimos, todos os dias, almoço e jantar.” O preço médio por pessoa ronda os 22 euros.
Como quem dormiu numa nuvem, acordamos na manhã seguinte com o pequeno-almoço (incluído na estadia) já à espera no balcão, em género de self-service, “porque assim as pessoas sentem-se em casa”. Uma ideia que João insiste em reforçar: “Quando o hotel foi idealizado, fizemos questão de que o espaço fosse familiar, pessoal.”
Dirigimo-nos depois à cascata de Pincães. Já não chove e a caminhada é serena, revigorante. A cascata é encantadora. Segue-se a Ponte do Diabo, também conhecida como Ponte da Fertilidade e, uma vez mais, o cenário é impressionante. Sem grandes intervenções humanas à vista, sentimo-nos dentro de uma utopia.
Texto editado por Sandra Silva Costa
Positivo
Passeios a cavalo, de barco ou de canoa e caminhadas fazem parte das alternativas que, a pedido, o hotel disponibiliza. Mas “há quem prefira descobrir sozinho” e, por isso, a aplicação gratuita e disponível para Android e iOS, Hotel Misarela, apresenta as várias rotas possíveis através do GPS, sem ser necessário o acesso ao Wi-Fi
Hotel Rural Misarela
Misarela
Rua da Pousada, 1, Vila Nova
5470-122 Montalegre
Tel.: 253 759 010
www.misarela.com
Preços: o hotel dispõe de 13 quartos, sete twins, cinco duplos e uma suíte. Os preços variam entre os 85 e os 160 euros.
A Fugas esteve alojada a convite do Hotel da Misarela