Fugas - Motores

Rita Baleia

Um Chevrolet à medida dos tempos de crise

Por João Palma

Dois anos após o seu lançamento com carroçaria de quatro portas, o modelo do segmento C da Chevrolet está agora disponível na variante "hatchback". João Palma apreciou as linhas mais desportivas do Cruze Sport 1.6 LT.

As carroçarias de quatro portas são bem acolhidas noutros países, mas em Portugal as preferências recaem nas carrinhas ou nas variantes de cinco portas e as berlinas de três volumes são uma fatia menor dos automóveis vendidos. Porém, o Chevrolet Cruze, apesar de só estar disponível na variante de quatro portas, conquistou em dois anos o seu espaço no mercado português. Agora, com o lançamento da versão de cinco portas e preços de combate, os responsáveis da marca americana esperam reforçar a implantação deste pequeno familiar.

A Fugas teve oportunidade de conduzir esta variante de carroçaria, que a Chevrolet designou por Cruze Sport, com o propulsor de 1598cc, com 124cv, a gasolina, e caixa manual de cinco velocidades. Esta versão tem um único nível de equipamento, LT, e custa 18.750€. No entanto, no lançamento há um desconto de 1000€, pelo que o preço baixa para 17.750€ até final deste mês. Há ainda outro propulsor a gasolina, com 1796cc, 141cv e um binário de 176 Nm às 3800 rpm, que, associado a uma caixa automática de seis relações, tem médias de 6,6 l/100 km e 155 g/km de CO2, e 195 km/h de velocidade máxima. Com o mesmo nível único LT, custa 21.250€.


No próximo mês, o Cruze Sport recebe o motor 1998cc, a gasóleo, com 163cv e 360 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm, que, com caixa manual de seis velocidades, atinge os 205 km/h e tem médias de 4,4 l/100 km e 147 g/km de CO2. Esta motorização também pode vir acoplada a uma caixa automática de seis relações. Com caixa manual, custará 25.490€; com caixa automática, 30.090€. Para a diferença de preço entre versões de gasolina e de gasóleo também contribui o facto de o nível de equipamento, LTZ, ser superior. Em meados de 2012, à gama de motorizações será adicionado um 1.7 a gasóleo, com 130cv, já conhecido do Opel Astra.

No que se refere ao Cruze Sport 1.6, a gasolina, os 124cv do motor proporcionam uma boa resposta às solicitações da condução, nomeadamente nas recuperações e ultrapassagens. A caixa de velocidades está bem escalonada e o seu manuseamento é fácil e suave. No intuito de ajudar a uma condução mais económica, existe um indicador de mudança de velocidade nos veículos que trazem caixa manual.

No entanto, o Cruze a gasolina não se destaca pela economia de consumos de combustível: o construtor alega uma média de 6,6 l/100 km, mas numa condução em que não se esforçou muito o carro, em percurso misto com larga componente de auto-estrada e alguns engarrafamentos, não conseguimos fazer melhor que 7,8 l/100 km. Porém, face ao preço do Cruze 1.6, terão de se fazer muitos quilómetros anuais para compensar a diferença de custo para um veículo com motor a gasóleo mais económico.

Este pequeno familiar é confortável e estável em estrada, graças a um sistema de carroçaria integral (importante também para a segurança) e uma suspensão eficiente, com poucos ruídos e vibrações, mesmo em pisos mais irregulares. Em termos de equipamento, destaca-se pelos dispositivos de segurança.

Por fora, faz jus ao nome Sport, tendo linhas mais desportivas do que a variante de quatro portas: a dianteira é idêntica, mas na parte de trás, o tejadilho mergulhante e o spoiler dão-lhe um outro dinamismo. O interior é elegante - embora predominem os plásticos duros -, e a posição de condução confortável, com o apoio de braço (sob o qual existe um compartimento) bem posicionado. Uma alavanca de mudanças curta e inserida na consola central dá ao Cruze Sport um certo visual desportivo. Condutor e pendura dispõem de espaço amplo à frente e atrás dois passageiros sentam-se bem. Porém, o espaço ao meio para o quinto ocupante é reduzido, tanto para as costas como para as pernas, neste caso devido ao túnel central. Os bancos são rebatíveis em 40/60 e as costas do lugar do meio baixam-se, transformando-se numa mesa com dois porta-copos.

A lista de opcionais é curta e praticamente só inclui o tecto de abrir e o sistema de navegação. Como acessório, para substituir o kit de reparação de pneus, por 138,40€ + IVA, está disponível uma roda sobresselente em ferro (pneu não incluído).

Barómetro
+ Preço, conforto de condução, equipamento (em especial de segurança)
- Consumos, kit de reparação de pneus, falta de compartimentos abertos para colocar objectos à frente

Economia não exclui segurança
O Chevrolet Cruze é uma proposta acessível dentro do segmento C e, em alguns aspectos, o fabricante procurou reduzir custos. Mas no que se refere à segurança não houve poupanças. Dotado de zonas de deformação numa estrutura rígida e resistente com um novo sistema de carroçaria integral, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com distribuição electrónica da travagem, controlo de estabilidade e de tracção, pedais retrácteis, fixações Isofix, desenho do capot para protecção de peões, aviso de colocação de cintos, etc., o Cruze de quatro portas obteve, em 2009, o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP, com 96% na protecção de ocupantes adultos e 84% nas crianças. Onde pontuou menos foi na protecção dos peões, com 34%, e nos dispositivos auxiliares de segurança, 71%, por não ter regulador/limitador de velocidade. No entanto, o Cruze de cinco portas já traz esse dispositivo de série.

E não se pode exterminá-lo?
A mala do Cruze de cinco portas, se bem que menor do que a da variante de quatro portas (413 litros para 450 litros), é ampla e, com os bancos traseiros rebatidos, atinge os 883 litros. Porém, sob o seu fundo, num espaço onde caberia perfeitamente uma roda normal ou de emergência, está um kit de "reparação" de pneus. A Chevrolet, infelizmente, aderiu a esta moda muito discutível - em 2009, o Cruze de quatro portas que conduzimos ainda trazia um pneu de dimensões normais. O kit, além de estragar o pneu (não pode ser reparado), ainda tem os custos do seu reenchimento. Acresce que só serve para pequenos furos: se o pneu sofrer um rasgão, tem de se chamar um reboque. Como acessório, por 138,40€ + IVA, pode-se adquirir uma jante sobresselente (sem pneu).

À média luz
A instrumentação do Cruze, dentro do espírito que norteou a concepção do carro, é simples e bem visível. Os visores do computador de bordo, do velocímetro, do conta-rotações e do nível de combustível localizam-se em frente do posto de condução e são de fácil consulta, sem perder de vista a estrada. Há, porém, uma excepção: o ecrã do rádio está situado ao centro do tablier, obrigando o condutor a desviar o olhar. Além disso, tem pouco contraste e, com sol a incidir sobre ele, torna-se ilegível.

Design versus funcionalidade
Tal como na berlina, o cockpit do Cruze de 5 portas, inspirado no do superdesportivo Corvette, é duplo, com os lugares de condutor e pendura divididos pela coluna central, onde se situa a alavanca das mudanças. Porém, se o design é esteticamente atractivo, perde em funcionalidade. Não é só o caso do Cruze - há uma tendência de, actualmente, os designers de automóveis esquecerem aqueles pequenos espaços abertos à frente que tão úteis são para colocar carteira, telemóvel, moedas, etc. É certo que há bolsas laterais, bem como compartimentos fechados no topo do tablier e no apoio de braço, mas não é a mesma coisa. Mesmo em modelos da Chevrolet, até o pequeno Spark é mais funcional nesta vertente...

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 1598cc
Potência: 124cv às 6400 rpm
Binário: 154 Nm às 4200 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção multiponto
Combustível: Gasolina
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, com molas helicoidais, à frente; barra de torção composta, molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; com assistência hidráulica
Travões: Discos ventilados, com 276 mm, à frente; discos, com 268 mm, atrás

Dimensões
Comprimento: 4510 mm
Largura: 1797 mm
Altura: 1477 mm
Peso: 1305 kg
Pneus: 205/60 R16
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 413 litros

Prestações*
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,0s
Consumo misto: 6,6 litros
100 km
Emissões de CO2: 153 g/km

Preço da viatura ensaiada: 17.750€ (já incluindo 1000€ de desconto de lançamento até 30/11/2011)

* Dados do construtor

Equipamento

Segurança

ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim,
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Luzes automáticas de travagem de emergência: Não

Vida a bordo

Vidros eléctricos: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Pintura metalizada: Opção (320€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Travão de estacionamento automático: Não
Auxílio ao arranque em subida: Não
Ar condicionado: Sim, manual
Abertura interior do depósito: Não
Abertura da mala do interior: Sim, com o comando à distância
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Jantes de liga leve: Sim, de 16''
Rádio CD com MP3: Sim
Porta USB: Não
Conexão Bluetooth: Não
Sistema de Navegação: Opção (1250€)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Bancos eléctricos: Não
Bancos aquecidos: Não
Estofos em pele: Não
Tecto panorâmico eléctrico: Opção (590€)
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva e luminosidade: Não
Sensores traseiros de parqueamento: Sim
Indicador da pressão dos pneus: Não
Luzes diurnas: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis bixénon: Não

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