As carroçarias de quatro portas são bem acolhidas noutros países, mas em Portugal as preferências recaem nas carrinhas ou nas variantes de cinco portas e as berlinas de três volumes são uma fatia menor dos automóveis vendidos. Porém, o Chevrolet Cruze, apesar de só estar disponível na variante de quatro portas, conquistou em dois anos o seu espaço no mercado português. Agora, com o lançamento da versão de cinco portas e preços de combate, os responsáveis da marca americana esperam reforçar a implantação deste pequeno familiar.
A Fugas teve oportunidade de conduzir esta variante de carroçaria, que a Chevrolet designou por Cruze Sport, com o propulsor de 1598cc, com 124cv, a gasolina, e caixa manual de cinco velocidades. Esta versão tem um único nível de equipamento, LT, e custa 18.750€. No entanto, no lançamento há um desconto de 1000€, pelo que o preço baixa para 17.750€ até final deste mês. Há ainda outro propulsor a gasolina, com 1796cc, 141cv e um binário de 176 Nm às 3800 rpm, que, associado a uma caixa automática de seis relações, tem médias de 6,6 l/100 km e 155 g/km de CO2, e 195 km/h de velocidade máxima. Com o mesmo nível único LT, custa 21.250€.
No próximo mês, o Cruze Sport recebe o motor 1998cc, a gasóleo, com 163cv e 360 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm, que, com caixa manual de seis velocidades, atinge os 205 km/h e tem médias de 4,4 l/100 km e 147 g/km de CO2. Esta motorização também pode vir acoplada a uma caixa automática de seis relações. Com caixa manual, custará 25.490€; com caixa automática, 30.090€. Para a diferença de preço entre versões de gasolina e de gasóleo também contribui o facto de o nível de equipamento, LTZ, ser superior. Em meados de 2012, à gama de motorizações será adicionado um 1.7 a gasóleo, com 130cv, já conhecido do Opel Astra.
No que se refere ao Cruze Sport 1.6, a gasolina, os 124cv do motor proporcionam uma boa resposta às solicitações da condução, nomeadamente nas recuperações e ultrapassagens. A caixa de velocidades está bem escalonada e o seu manuseamento é fácil e suave. No intuito de ajudar a uma condução mais económica, existe um indicador de mudança de velocidade nos veículos que trazem caixa manual.
No entanto, o Cruze a gasolina não se destaca pela economia de consumos de combustível: o construtor alega uma média de 6,6 l/100 km, mas numa condução em que não se esforçou muito o carro, em percurso misto com larga componente de auto-estrada e alguns engarrafamentos, não conseguimos fazer melhor que 7,8 l/100 km. Porém, face ao preço do Cruze 1.6, terão de se fazer muitos quilómetros anuais para compensar a diferença de custo para um veículo com motor a gasóleo mais económico.
Este pequeno familiar é confortável e estável em estrada, graças a um sistema de carroçaria integral (importante também para a segurança) e uma suspensão eficiente, com poucos ruídos e vibrações, mesmo em pisos mais irregulares. Em termos de equipamento, destaca-se pelos dispositivos de segurança.
Por fora, faz jus ao nome Sport, tendo linhas mais desportivas do que a variante de quatro portas: a dianteira é idêntica, mas na parte de trás, o tejadilho mergulhante e o spoiler dão-lhe um outro dinamismo. O interior é elegante - embora predominem os plásticos duros -, e a posição de condução confortável, com o apoio de braço (sob o qual existe um compartimento) bem posicionado. Uma alavanca de mudanças curta e inserida na consola central dá ao Cruze Sport um certo visual desportivo. Condutor e pendura dispõem de espaço amplo à frente e atrás dois passageiros sentam-se bem. Porém, o espaço ao meio para o quinto ocupante é reduzido, tanto para as costas como para as pernas, neste caso devido ao túnel central. Os bancos são rebatíveis em 40/60 e as costas do lugar do meio baixam-se, transformando-se numa mesa com dois porta-copos.
A lista de opcionais é curta e praticamente só inclui o tecto de abrir e o sistema de navegação. Como acessório, para substituir o kit de reparação de pneus, por 138,40€ + IVA, está disponível uma roda sobresselente em ferro (pneu não incluído).
Barómetro
+ Preço, conforto de condução, equipamento (em especial de segurança)
- Consumos, kit de reparação de pneus, falta de compartimentos abertos para colocar objectos à frente
Economia não exclui segurança
O Chevrolet Cruze é uma proposta acessível dentro do segmento C e, em alguns aspectos, o fabricante procurou reduzir custos. Mas no que se refere à segurança não houve poupanças. Dotado de zonas de deformação numa estrutura rígida e resistente com um novo sistema de carroçaria integral, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com distribuição electrónica da travagem, controlo de estabilidade e de tracção, pedais retrácteis, fixações Isofix, desenho do capot para protecção de peões, aviso de colocação de cintos, etc., o Cruze de quatro portas obteve, em 2009, o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP, com 96% na protecção de ocupantes adultos e 84% nas crianças. Onde pontuou menos foi na protecção dos peões, com 34%, e nos dispositivos auxiliares de segurança, 71%, por não ter regulador/limitador de velocidade. No entanto, o Cruze de cinco portas já traz esse dispositivo de série.
E não se pode exterminá-lo?
A mala do Cruze de cinco portas, se bem que menor do que a da variante de quatro portas (413 litros para 450 litros), é ampla e, com os bancos traseiros rebatidos, atinge os 883 litros. Porém, sob o seu fundo, num espaço onde caberia perfeitamente uma roda normal ou de emergência, está um kit de "reparação" de pneus. A Chevrolet, infelizmente, aderiu a esta moda muito discutível - em 2009, o Cruze de quatro portas que conduzimos ainda trazia um pneu de dimensões normais. O kit, além de estragar o pneu (não pode ser reparado), ainda tem os custos do seu reenchimento. Acresce que só serve para pequenos furos: se o pneu sofrer um rasgão, tem de se chamar um reboque. Como acessório, por 138,40€ + IVA, pode-se adquirir uma jante sobresselente (sem pneu).
À média luz
A instrumentação do Cruze, dentro do espírito que norteou a concepção do carro, é simples e bem visível. Os visores do computador de bordo, do velocímetro, do conta-rotações e do nível de combustível localizam-se em frente do posto de condução e são de fácil consulta, sem perder de vista a estrada. Há, porém, uma excepção: o ecrã do rádio está situado ao centro do tablier, obrigando o condutor a desviar o olhar. Além disso, tem pouco contraste e, com sol a incidir sobre ele, torna-se ilegível.
Design versus funcionalidade
Tal como na berlina, o cockpit do Cruze de 5 portas, inspirado no do superdesportivo Corvette, é duplo, com os lugares de condutor e pendura divididos pela coluna central, onde se situa a alavanca das mudanças. Porém, se o design é esteticamente atractivo, perde em funcionalidade. Não é só o caso do Cruze - há uma tendência de, actualmente, os designers de automóveis esquecerem aqueles pequenos espaços abertos à frente que tão úteis são para colocar carteira, telemóvel, moedas, etc. É certo que há bolsas laterais, bem como compartimentos fechados no topo do tablier e no apoio de braço, mas não é a mesma coisa. Mesmo em modelos da Chevrolet, até o pequeno Spark é mais funcional nesta vertente...
Ficha técnica
Mecânica
Cilindrada: 1598cc
Potência: 124cv às 6400 rpm
Binário: 154 Nm às 4200 rpm
Cilindros: 4 cilindros em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Alimentação: Injecção multiponto
Combustível: Gasolina
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, com molas helicoidais, à frente; barra de torção composta, molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; com assistência hidráulica
Travões: Discos ventilados, com 276 mm, à frente; discos, com 268 mm, atrás
Dimensões
Comprimento: 4510 mm
Largura: 1797 mm
Altura: 1477 mm
Peso: 1305 kg
Pneus: 205/60 R16
Capac. depósito: 60 litros
Capac. mala: 413 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,0s
Consumo misto: 6,6 litros
100 km
Emissões de CO2: 153 g/km
Preço da viatura ensaiada: 17.750€ (já incluindo 1000€ de desconto de lançamento até 30/11/2011)
* Dados do construtor
Equipamento
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim,
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Luzes automáticas de travagem de emergência: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Pintura metalizada: Opção (320€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Travão de estacionamento automático: Não
Auxílio ao arranque em subida: Não
Ar condicionado: Sim, manual
Abertura interior do depósito: Não
Abertura da mala do interior: Sim, com o comando à distância
Bancos dianteiros ajustáveis em altura: Sim
Jantes de liga leve: Sim, de 16''
Rádio CD com MP3: Sim
Porta USB: Não
Conexão Bluetooth: Não
Sistema de Navegação: Opção (1250€)
Comandos no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Bancos eléctricos: Não
Bancos aquecidos: Não
Estofos em pele: Não
Tecto panorâmico eléctrico: Opção (590€)
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva e luminosidade: Não
Sensores traseiros de parqueamento: Sim
Indicador da pressão dos pneus: Não
Luzes diurnas: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis bixénon: Não