Fugas - Motores

Rita Baleia

Um Chevrolet à medida dos tempos de crise

Por João Palma

Dois anos após o seu lançamento com carroçaria de quatro portas, o modelo do segmento C da Chevrolet está agora disponível na variante "hatchback". João Palma apreciou as linhas mais desportivas do Cruze Sport 1.6 LT.

As carroçarias de quatro portas são bem acolhidas noutros países, mas em Portugal as preferências recaem nas carrinhas ou nas variantes de cinco portas e as berlinas de três volumes são uma fatia menor dos automóveis vendidos. Porém, o Chevrolet Cruze, apesar de só estar disponível na variante de quatro portas, conquistou em dois anos o seu espaço no mercado português. Agora, com o lançamento da versão de cinco portas e preços de combate, os responsáveis da marca americana esperam reforçar a implantação deste pequeno familiar.

A Fugas teve oportunidade de conduzir esta variante de carroçaria, que a Chevrolet designou por Cruze Sport, com o propulsor de 1598cc, com 124cv, a gasolina, e caixa manual de cinco velocidades. Esta versão tem um único nível de equipamento, LT, e custa 18.750€. No entanto, no lançamento há um desconto de 1000€, pelo que o preço baixa para 17.750€ até final deste mês. Há ainda outro propulsor a gasolina, com 1796cc, 141cv e um binário de 176 Nm às 3800 rpm, que, associado a uma caixa automática de seis relações, tem médias de 6,6 l/100 km e 155 g/km de CO2, e 195 km/h de velocidade máxima. Com o mesmo nível único LT, custa 21.250€.


No próximo mês, o Cruze Sport recebe o motor 1998cc, a gasóleo, com 163cv e 360 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm, que, com caixa manual de seis velocidades, atinge os 205 km/h e tem médias de 4,4 l/100 km e 147 g/km de CO2. Esta motorização também pode vir acoplada a uma caixa automática de seis relações. Com caixa manual, custará 25.490€; com caixa automática, 30.090€. Para a diferença de preço entre versões de gasolina e de gasóleo também contribui o facto de o nível de equipamento, LTZ, ser superior. Em meados de 2012, à gama de motorizações será adicionado um 1.7 a gasóleo, com 130cv, já conhecido do Opel Astra.

No que se refere ao Cruze Sport 1.6, a gasolina, os 124cv do motor proporcionam uma boa resposta às solicitações da condução, nomeadamente nas recuperações e ultrapassagens. A caixa de velocidades está bem escalonada e o seu manuseamento é fácil e suave. No intuito de ajudar a uma condução mais económica, existe um indicador de mudança de velocidade nos veículos que trazem caixa manual.

No entanto, o Cruze a gasolina não se destaca pela economia de consumos de combustível: o construtor alega uma média de 6,6 l/100 km, mas numa condução em que não se esforçou muito o carro, em percurso misto com larga componente de auto-estrada e alguns engarrafamentos, não conseguimos fazer melhor que 7,8 l/100 km. Porém, face ao preço do Cruze 1.6, terão de se fazer muitos quilómetros anuais para compensar a diferença de custo para um veículo com motor a gasóleo mais económico.

Este pequeno familiar é confortável e estável em estrada, graças a um sistema de carroçaria integral (importante também para a segurança) e uma suspensão eficiente, com poucos ruídos e vibrações, mesmo em pisos mais irregulares. Em termos de equipamento, destaca-se pelos dispositivos de segurança.

Por fora, faz jus ao nome Sport, tendo linhas mais desportivas do que a variante de quatro portas: a dianteira é idêntica, mas na parte de trás, o tejadilho mergulhante e o spoiler dão-lhe um outro dinamismo. O interior é elegante - embora predominem os plásticos duros -, e a posição de condução confortável, com o apoio de braço (sob o qual existe um compartimento) bem posicionado. Uma alavanca de mudanças curta e inserida na consola central dá ao Cruze Sport um certo visual desportivo. Condutor e pendura dispõem de espaço amplo à frente e atrás dois passageiros sentam-se bem. Porém, o espaço ao meio para o quinto ocupante é reduzido, tanto para as costas como para as pernas, neste caso devido ao túnel central. Os bancos são rebatíveis em 40/60 e as costas do lugar do meio baixam-se, transformando-se numa mesa com dois porta-copos.

A lista de opcionais é curta e praticamente só inclui o tecto de abrir e o sistema de navegação. Como acessório, para substituir o kit de reparação de pneus, por 138,40€ + IVA, está disponível uma roda sobresselente em ferro (pneu não incluído).

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