No que se refere a consumos, obtivemos uma média muito superior (6,9 l/100km) à oficial. Porém, temos que confessar os nossos “pecados”: não resistimos a “picá-lo” em estradas sinuosas de montanha. É possível fazer médias na casa dos 5,0 l/100km? Talvez, mas é muito difícil resistir ao canto da sereia e não desfrutar do prazer de condução que esta berlina desportiva pode proporcionar.
Este veículo vem muito bem equipado de série. Entre outras coisas: acesso e ligação mãos-livres, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, climatizador bizona, ecrã táctil de 9,7’’ multifunções com sistema de navegação, bancos desportivos em couro/Alcantara, pedais em alumínio, travão de estacionamento eléctrico, assistência ao arranque em subida, faróis em LED, jantes de liga leve de 18’’, vidros escurecidos e tecto panorâmico. As únicas opções no veículo que conduzimos eram o Driver Assistance Pack (500€, regulador de velocidade activo, Alerta de Risco de Colisão e Travagem Automática de Urgência) e o pacote com câmara de marcha-atrás, aviso de ângulo morto, leitor de CD e Peugeot Connect Box (440€). O Peugeot 308 obteve em 2013 o máximo de 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP com 92% na protecção dos ocupantes, 79% nas crianças, 64% nos peões e 81% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Ficha Técnica*
Motor: 4 cil. em linha, 16v, 1997cc
Combustível: Gasóleo
Potência: 180cv às 3750 rpm
Binário: 400 Nm às 2000 rpm
Transmissão: caixa automática de 6 relações
Tracção: Dianteira
Veloc. máx: 220 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 8,4s
Consumo médio: 4,0 l/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Preço: 39.880€ (viatura ensaiada, 40.820€)
* Dados do construtor