Motor: Quatro cilindros Diesel, 1968cc
Potência: 190cv @ 3800 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 7,7s
Velocidade Máxima: 240 km/h
Consumo Médio: 4,3 l/100 km
Emissões CO2: 111 g/km
Preço: 49.415€
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
Se há algo que imediatamente surge à cabeça entre as mais-valias do Honda HRV é o espaço e a habitabilidade proposta. Para o condutor, que depressa se deixa seduzir pela excelente posição de condução e pela ergonomia dos bancos, mas também para os restantes ocupantes, que não têm razões para se queixarem de falta de espaço. Aliás, para quem se senta atrás, caso não tenha tido o “azar” de calhar no lugar do meio, é até possível esticar um pouco as pernas, um trunfo que se destaca em viagens mais longas.
No espaço há ainda a louvar uma mala que entra para as melhores entre os seus pares, com uma capacidade mínima de 470 litros. E, no caso de haver necessidade de transportar volumes maiores ou de formas mais irregulares, o Magic Seat System da Honda possibilita o transporte de volumes com até 1240mm de altura. Quando rebatidos, num instante o carro de cinco lugares transforma-se num “burro de carga”, com a capacidade a crescer até 1533 litros.
Há outro ponto a ter em conta na versão finalista: o bloco diesel 1.6 da Honda, estreado no Civic em 2012, e que provou a capacidade nipónica de inovar nos propulsores a gasóleo. No caso do HR-V já com 120cv, este motor é a prova de que é possível aliar baixos consumos a uma energia que parece inesgotável, tirando partido de uma enorme disponibilidade de binário: no caso, 300 Nm às 2000 rotações. O resultado é uma condução bastante animada, com consumos médios em torno dos cinco litros (a marca oficial é de 4,0 l/100km). C.B.R.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1597cc
Potência: 120cv @ 4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,1s
Velocidade Máxima: 192 km/h
Consumo Médio: 4,0 l/100 km
Emissões CO2: 104 g/km
Preço: 27.707€
Hyundai i40 SW 1.7 CRDi HP DCT 141 cv
Segura, funcional, bem equipada, económica. Todos estes atributos assentam que nem uma luva à carrinha i40 que conseguiu tornar-se ainda melhor ao apresentar-se mais refinada quer na condução quer ao nível de equipamento tecnológico. Para tal contribuem um motor diesel mais potente, 1.7 de 141cv, e uma nova transmissão automática, de dupla embraiagem e sete velocidades.
Não se tratando de uma nova geração, mas de uma actualização profunda, a i40 surge com linhas mais agressivas, tendo recebido inspiração do familiar médio i30, e uma nova grelha hexagonal. Também as ópticas, tanto dianteiras como traseiras, beneficiaram de um facelift e de luzes em LED atrás.
Ao nível da habitabilidade, nota-se o esforço por parte da marca coreana para não se esquecer de ninguém. Não deixa o condutor ressentir-se, dando-lhe uma boa posição e espaço para que possa manobrar a viatura à vontade, mas também não permite que os restantes ocupantes se sintam apertados. Na altura de viajar, a carrinha mostra-se à altura com uma mala capaz de arrumar 533 litros. De referir a aposta na qualidade dos materiais e dos acabamentos.