Com o bloco 1.7 de 141cv, a i40 é fácil de domesticar e parece estar sempre pronta para uma reacção mais brusca. Algo que é facilitado por um controlo de tracção que, em curvas mais apertadas ou mais rápidas, trava ligeiramente a roda de dentro para que a paralela receba mais binário. C.B.R.
Motor: Quatro cilindros Diesel, 1685cc
Potência: 141cv @ 4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 11,0s
Velocidade Máxima: 200 km/h
Consumo Médio: 5 l/100 km
Emissões CO2: 129 g/km
Preço: 41.250€
Mazda CX-3 1.5 Skyactiv-D 105cv MT 2WD Excellence Navi
Um pequeno crossover compacto que se destaca de imediato pela sua silhueta desportiva e dinâmica. No entanto, é caso para dizer que quem vê olhos não vê coração. E se do lado de fora o CX-3 se impõe com os seus 4275mm de comprimento e 1535mm de altura, no interior é-se surpreendido pelo pouco espaço quer para ocupantes traseiros quer para bagagens. Já para quem segue à frente, tanto aos comandos como no lugar ao lado, há espaço de sobra e conforto a rodos devido à qualidade dos materiais com que a Mazda equipou este seu “cavalo de Tróia” para ocupar o nicho dos pequenos crossovers.
A qualidade dos materiais e dos acabamentos é transversal a ambas as versões disponíveis em Portugal, mas o modelo com equipamento topo de gama ensaiado tem muitos truques na manga que justificam a inflação do preço: jantes de liga leve de 18’’, faróis em LED, bancos em pele, vidros traseiros escurecidos, sensores de luz, de chuva e de estacionamento com uma muito útil câmara traseira, aviso de saída involuntária de faixa ou sistema áudio Bose.
Em particular para o condutor, o nível de equipamento Excellence revela-se uma mais-valia, assegurando a existência de vários sistemas de auxílio. É o caso do aviso de aproximação de veículos em ângulo morto, do preciso sistema de iluminação adaptativa com controlo automático de máximos ou do cruise control adaptativo.
O CX-3 consegue ser dinâmico q.b. quer em traçados urbanos, nos quais consegue fazer frente aos puros citadinos, como em estrada aberta. A resposta, não revelando nenhum portento, é eficaz na maioria das situações, conseguindo efectuar ultrapassagens rápidas o suficiente para que ninguém se sinta em perigo. Em estrada mostra-se à vontade em curva, não adornando em demasia. E, em particular nas estradas lusas, nas quais não é incomum encontrar buracos e ressaltos, o carro mostra-se capaz de absorver a maioria dos impactos, não provocando mossa aos ocupantes. O único bloco disponível em Portugal, o diesel de 1.5 litros com 105cv, é surpreendentemente silencioso, apesar de garantir boas performances, facto que não é alheio a um binário máximo de 270 Nm entre as 1600 e as 2500rpm. C.B.R.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1499cc
Potência: 105cv @ 4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,1s
Velocidade Máxima: 177 km/h
Consumo Médio: 4,0 l/100 km
Emissões CO2: 105 g/km
Preço: 25.620€
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 110 CV N-CONNECTA
Depois de uma experiência não muito bem-sucedida com o Tiida, um veículo global, destinado a gregos e troianos, mas que não teve muita aceitação na Europa, a Nissan decidiu mudar as agulhas e criar uma berlina do segmento C destinada ao mercado europeu. O resultado foi o Pulsar, uma berlina de cinco portas e cinco lugares produzida em Espanha na fábrica de Barcelona da marca.