À modernização das linhas exteriores corresponde um ambiente interior radicalmente diferente para melhor face ao da anterior geração. Acabou-se a profusão de botões, substituídos por um ecrã táctil, policromático e com sistema de navegação nesta versão. J.P.
Motor: Quatro cilindros turbodiesel, 1598cc
Potência: 110cv @ 3500 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 11,0s
Velocidade Máxima: 195 km/h
Consumo Médio: 3,5 l/100 km
Emissões CO2: 93 g/km
Preço: 24.740€
Skoda Superb 1.6 TDI 120 Cv Style
Se queremos um automóvel grande por dentro e mais barato que os premium, então o Superb é o número 1 a nível mundial.
O Superb sempre se caracterizou pelo seu espaço abundante quer na mala, quer para os passageiros de trás. É fácil dois jogadores da NBA viajarem de perna cruzada dentro do Superb. Como se não bastasse, o espaço cresceu 39mm para o condutor e para o passageiro da frente. Os passageiros de trás desfrutam de 157mm para as pernas. A capacidade da mala cresceu mais 30 litros, o que faz com que o Superb tenha uma das melhores volumetrias do segmento com 625 litros.
O novo Superb não oferece só espaço, oferece requinte com materiais de primeira qualidade e montagem irreprensível. Como é característica dos automóveis do grupo VW, todos os comandos são intuitivos, fáceis de usar e sempre à mão.
Apanágio da Skoda são as criações “Simply Clever”. Não há novo modelo que não traga uma que surpreenda pela simplicidade e utilidade. Das 29 soluções que pretendem facilitar a vida a bordo do novo Superb, dez são novidade absoluta: dispositivo mecânico retráctil para reboque, um suporte para o tablet, uma útil forma de guardar o tablet na Jumbo Box, entrada USB e tomada de 230 V na parte traseira, porta-objectos para garrafas de 0,5 litros, compartimentos para guardar os coletes reflectores nas quatro portas, dois guarda-chuvas nas portas da frente, um raspador de gelo, lanterna LED...
Com o bloco 1.6 de 120cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, o carro revela um comportamento amplamente satisfatório: não se inibe de andar depressa, revela uma estabilidade à prova de bala e é poupado nos consumos. Com controlo dinâmico do chassis, DCC, integra cinco programas: Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual. No entanto, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 10,9s, é de pensar duas vezes antes de enfrentar uma ultrapassagem. Mas não é por aí que perde qualidades. É que precisão, dinamismo, segurança e diversão são atributos que ninguém lhe tira. A.S.M.
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1598cc
Potência: 120cv @ 3600-4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,9s
Velocidade Máxima: 206 km/h
Consumo Médio: 4,2 l/100 km
Emissões CO2: 109 g/km
Preço: 34.614€
Citadino do Ano - Candidatos
Fiat 500 1.2 Lounge
Honda Jazz 1.3 i-VTEC ELEGANCE
Hyundai i20 Comfort CRDi 1.1 75cv
Mazda2 SKYACTIV-D (105cv) MT Excellence HS Navi
Nissan Pulsar 1.5 dCi EU6 110cv N-Connecta
Opel Karl 1.0 75cv
Skoda Fabia 1.2TSI 90cv Style
Carrinha do Ano - Candidatos
Audi A4 Avant 2.0 TDI 190cv
Hyundai i40SW 1.7. CDRi HP DCT 141cv
Skoda Fabia Break 1.4TDI 90cv Style
Skoda Superb Break 2.0TDI 190cv DSG Style