Fugas - notícias

Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 3

Ilhas Virgens Americanas, segredos bem guardados

A mais conhecida e popular é Megan's Bay, considerada pela National Geographic como uma das 10 mais bonitas do planeta. Situada numa baía a norte da ilha, rodeada por vegetação densa e com um areal de aproximadamente 1,5 quilómetros, a praia de Megan's Bay é a única das Ilhas Virgens Americanas onde é obrigatório pagar para entrar (cerca de 3,30 euros por pessoa) e a totalidade da receita serve para manter as infra-estruturas de apoio e a qualidade da praia. O desenho da praia, um "U" perfeito, impede a existência de ondulação forte e correntes perigosas. Por isso, Megan's Bay acaba por ser uma praia ideal para famílias.

Concorrida q.b., é excelente para relaxar e a sombra fornecida pelas palmeiras e coqueiros existentes ao longo de todo o areal são uma ajuda preciosa para quem necessitar de fugir ao sol abrasivo das Caraíbas. A beleza natural, a água quente (a média ronda os 25.º graus) e as boas infra-estruturas de apoio (bares e restaurantes) fazem de Megan's Bay uma praia agradável e sedutora. No entanto, a inexistência de corais torna-a uma desilusão para os amantes do mergulho.

Para quem procura outro tipo de aventuras, gosta de actividades aquáticas e quer fugir à pacatez de Megan's Bay, o melhor é procurar Sapphire Beach. Menos conhecida e mais pequena, esta praia não é a mais popular e não está no top das preferências dos turistas em Saint Thomas. E ainda bem, dizemos nós. Resguardada, tranquila e, na opinião da Fugas, com mais encantos do que Megan's Bay, esta praia consegue arrancar um "uau!" ao visitante mais exigente.

Situada na costa oriental das Virgens, com vista privilegia para Saint John, Sapphire Beach é um santuário ecológico. Para além da beleza natural estonteante e das areias brancas e finais, a praia impressiona pela enorme diversidade de fauna animal terrestre e aquática.

Ao chegarmos a Sapphire Beach a primeira surpresa, e sinal de exotismo, é perceber que a beleza da praia não atrai apenas os humanos. Impávidas e descontraídas, simpáticas iguanas com mais de 30 centímetros passeiam pachorrentamente pelas areias escaldantes. Fazem pose para as fotografias, descansam na sombra das cadeiras dos turistas e, acima de tudo, não incomodam ninguém.

Se na areia os répteis andam à vista de todos, por debaixo do azul-turquesa do mar encontram-se muitos segredos por desvendar e para quem quiser descobri-los existe equipamento de mergulho que é disponibilizado na praia. Antes de nos fazermos à aventura, enquanto levantamos o tubo e as barbatanas, chegam as primeiras dicas: "Do lado direito há muitos corais e é o melhor sítio para ver peixes de todas as cores e feitios. Do lado esquerdo costumam andar tartarugas." Tartarugas? Selvagens? Ali tão perto? Não terei o privilégio de um encontro desses, penso eu na altura...

Com ou sem tartarugas, os primeiros instantes dentro de água confirmam que Sapphire Beach é um santuário para a vida animal. São peixes exóticos e chocos coloridos por todo o lado que rapidamente nos aparecem no campo de visão que, com aquelas águas cristalinas, é de muitos metros. Depois, surge a primeira surpresa quando no fundo aparece uma imponente raia. E logo outra a seguir. Tudo isto a pouco mais de duas dezenas de metros da areia.

--%>