Fugas - notícias

2011, ano ''''surpreendente'''' no Eleven

Por Carla B. Ribeiro

O ano 11 promete ser "surpreendente" para o restaurante Eleven, em Lisboa, que celebra o lançamento de um menu de degustação: o "Eleven em 11 pedaços" promete "uma viagem" pela cozinha de Joachim Koerper, sempre diferente e, garantem, "surpreendente".

Isto porque não será um menu estático; andará ao sabor dos produtos sazonais e, claro, da inspiração do chefe Koerper. Por isso, “até no mesmo dia poderão ser servidos menus diferentes a mesas diferentes”. O preço por pessoa é de €44, não incluindo bebidas, embora Miguel Júdice, sócio do restaurante, admita a criação de um suplemento opcional para água, vinho a copo e cafés.

Mas as novidades do 11 não ficam por aqui: haverá onze “Eleven o’Clock Parties”, para cuja organização serão convidadas onze figuras da vida pública, e todos os meses reunir-se-ão “11 à Mesa” em debates de temas “da vida cultural, económica, enogastronómica, política e social” com ementas dominadas por “pratos-surpresa” criados pelo chefe.

Outras iniciativas para este ano incluem o já lançado “Menu de Trufa Preta”, a repetição do “Festim de Babette” (16 de Março) ou uma prova de “Madeiras Únicos” (8 de Abril), que promete vinhos de excelência, “alguns deles com mais de cem anos”. Em Maio, chegam os vinhos do Porto e ainda a primeira semana gastronómica, de 9 a 14, com a presença confirmada do chef Jaime Perez, ex-El Bulli e actualmente no Monte Rei Golf Resort.

O que não mereceu grandes festejos foi a perda da estrela Michelin, embora Miguel Júdice tenha adiantado à Fugas que tal não se reflectiu no diaa- dia do restaurante, “embora seja sempre uma grande perda”.

--%>