Fugas - notícias

De Moscovo a Lisboa de comboio: Dois jornalistas em viagem pelos estereótipos europeus

Por MG/LJS

"Fátima, Fado, Futebol"? "As mulheres portuguesas têm bigode"? Os portugueses são uns "borlistas" de primeira? São estereótipos como estes, ligados aos portugueses, e outros, ligados a todos os europeus, que dois jornalistas, um alemão e um italiano, vão questionar, investigar, debater e etc.: É um projecto, em forma de viagem de comboio relatada em blogue, que começa agora em Moscovo e termina dia 13 em Lisboa.

O projecto "Mockba - Lisboa" partiu: dois jornalistas, um alemão e um italiano, atravessam a Europa de comboio, de Moscovo (Rússia), de onde saíram domingo, rumo à capital portuguesa. A viagem, com o apoio do instituto alemão Goethe, será seguida num blogue (também em português) e destina-se (também) a pôr em causa estereótipos de e sobre os povos europeus. Dia 13 de Maio, a dupla chega a Santa Apolónia, Lisboa.

Esta é a segunda odisseia de Beppe Severgnini (do jornal italiano "Corriere della Sera") e Mark Spörrle (do alemão "Die Zeit"), depois de uma primeira viagem similar, entre Berlim e Palermo, feita em 2010. Agora, prometem relatar diariamente "as vivências, experiências e impressões dos países visitados - umas a partir de um olhar alemão, outras de um ponto de vista italiano".

--%>