Fugas - notícias

David

David

Um adeus a David Lopes Ramos

Por Pedro Garcias

Morreu o jornalista David Lopes Ramos, de 63 anos. O funeral realizou-se este sábado. Nos últimos dez anos, David Lopes Ramos ocupou-se sobretudo da crítica gastronómica na Fugas. O texto que agora publicamos é da autoria de Pedro Garcias, anterior editor da Fugas e amigo de longa data de David Lopes Ramos.

Adeus amigo

Morreu o David Lopes Ramos. Escrevo estas palavras mas não sinto o que elas significam. Sinto o mesmo absurdo de Camus perante a morte da mãe, embora eu tenha libertado uma lágrima pouco depois de saber a notícia. Foi a mesma lágrima que verti anteontem, quando fui visitá-lo ao hospital e levar-lhe beijos das minhas filhas para o "pai Natal". Era assim que elas o viam, pelas suas barbas brancas e pela sua simpatia enternecedora. "Meninas, peçam gelados ao vosso pai!", dizia-lhes ele, em dias de calor. E elas pediam, e pedem todos os dias.

Nada me fazia mais feliz do que ser amigo do David (e da Lila, sua mulher, companheira e amiga). Com ele revivia a mesma bondade e generosidade que conheci nos meus pais e na minha irmã, já falecidos. Invejava-lhe essa capacidade de ser sempre uma boa pessoa, coisa difícil nos dias de hoje.

Esta semana, quando o doutor Eduardo Barroso foi falar com o David, disse-lhe mais ou menos estas palavras: "O senhor é que é o jornalista amigo do senhor Emílio?". O senhor Emílio é o dono do restaurante Tia Matilde, em Lisboa, que, preocupado "com o nosso David", tinha feito uso dos seus conhecimentos para envolver Eduardo Barroso ainda mais no acompanhamento do caso. Há centenas de "senhores Emílios" pelo país fora, pessoas que se deixaram encantar pela sua competência jornalística, pelo seu rigor e isenção, pela sua ética, e que acabaram por ficar amigas dele para o resto da vida.

O clínico levou boas notícias. "Não vou esconder que a situação é difícil. Mas estamos firmemente convencidos de que tudo se vai resolver". Era essa a esperança. A situação era difícil, mas começou a crescer em todos a convicção de que o David iria ganhar esta batalha. A reviravolta na sua situação clínica foi uma surpresa e um choque.

--%>