Na Casa do Campino, sede do Festival Nacional de Gastronomia, vão estar instalados oito restaurantes de vários pontos do país a confeccionar diversos pratos de bacalhau. Receitas variadas, todas elas diferentes de restaurante para restaurante. E a organização (empresa municipal Cul.Tur e a marca Pascoal), pensou também em quem não gosta da iguaria e apresenta alternativas.
Do programa fazem também parte as demonstrações gastronómicas com chefes e a cozinha ao vivo com as Escolas de Hotelaria e Turismo de Santarém e do Estoril associadas para este evento. A acompanhar o bacalhau, há mostras de vinho e de azeite. A Grande Festa do Bacalhau tem também uma vertente pedagógica com um stand onde se poderá ficar a conhecer a história da pesca, da transformação e do consumo de bacalhau em Portugal.
E como se trata de uma festa, não falta a animação. O ponto alto será no dia 28, às 22h00, com o concerto de Ana Moura, uma das novas vozes do fado. Mas haverá também folclore, tunas, tango e outras danças. No último dia do evento, 29, e para começar a combater o acréscimo de calorias, realiza-se a marcha Coração Cultural, com um percurso de interesse paisagístico e cultural.
A Grande Festa do Bacalhau está aberta todos os dias das 12h00 às 00h00, com excepção da sexta e sábado em que se prolonga até às 02h00, -mas a restauração fecha igualmente à meia-noite. A entrada é gratuita.
www.grandefestadobacalhau.com