Fugas - notícias

Festa dos Tabuleiros em Tomar começa no sábado e candidata-se a Património Imaterial

Por Fugas

De quatro em quatro anos, a cidade de Tomar enfeita-se a rigor para a Festa dos Tabuleiros, que tem origem no culto ao Espírito Santo e é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país. 2011 é ano de Tabuleiros, de 2 a 11 de Julho. E é uma edição especial: a autarquia de Tomar pretende candidatar a festa a Património Imaterial da Humanidade.

MAIS
Os segredos dos Templários que Tomar Desvenda
Tomar, onde as flores nascem nas mãos

O início da festa, que tem o ponto central nos quase 700 tabuleiros em desfile e em milhões de flores saídas das mãos dos tomarenses, é no sábado com uma exposição de automóveis antigos, uma das muitas mostras que serão inauguradas neste dia, composto ainda por vários eventos desportivos e pelo 27º Festival Nacional de Folclore. Mas o destaque do fim-de-semana vai para o Cortejo dos Rapazes, no domingo, às 10h00, com início e fim na Mata Nacional dos Sete Montes, e que é feito por crianças do primeiro ciclo e ensino pré-escolar. No dia 8 é a vez do Cortejo do Mordomo, às 17h30, e da abertura das ruas populares ornamentadas, às 20h00.

No sábado, dia 9, há cortejos parciais dos tabuleiros de manhã e a partir das 13h00 eles estarão em exposição na Mata Nacional dos Sete Montes. No domingo realiza-se pelas ruas da cidade o grande cortejo dos Tabuleiros que é o ponto alto destas festividades. 

A Festa dos Tabuleiros termina na segunda-feira, com a distribuição do Bodo às 10h00.

Tomar recebe também por estes dias, entre 3 e 6 de Julho, o 2.º Congresso Internacional sobre Património Imaterial, que juntará 150 especialistas - a autarquia vai candidatar a festa a Património Imaterial da Humanidade. O Green Lines Institute - Instituto para o Desenvolvimento Sustentável organiza este evento que irá analisar, entre outros temas, tradições e expressões orais, artes cénicas e práticas sociais.

www.tabuleiros.org

--%>