MAIS
Os segredos dos Templários que Tomar Desvenda
Tomar, onde as flores nascem nas mãos
O início da festa, que tem o ponto central nos quase 700 tabuleiros em desfile e em milhões de flores saídas das mãos dos tomarenses, é no sábado com uma exposição de automóveis antigos, uma das muitas mostras que serão inauguradas neste dia, composto ainda por vários eventos desportivos e pelo 27º Festival Nacional de Folclore. Mas o destaque do fim-de-semana vai para o Cortejo dos Rapazes, no domingo, às 10h00, com início e fim na Mata Nacional dos Sete Montes, e que é feito por crianças do primeiro ciclo e ensino pré-escolar. No dia 8 é a vez do Cortejo do Mordomo, às 17h30, e da abertura das ruas populares ornamentadas, às 20h00.
No sábado, dia 9, há cortejos parciais dos tabuleiros de manhã e a partir das 13h00 eles estarão em exposição na Mata Nacional dos Sete Montes. No domingo realiza-se pelas ruas da cidade o grande cortejo dos Tabuleiros que é o ponto alto destas festividades.
A Festa dos Tabuleiros termina na segunda-feira, com a distribuição do Bodo às 10h00.
Tomar recebe também por estes dias, entre 3 e 6 de Julho, o 2.º Congresso Internacional sobre Património Imaterial, que juntará 150 especialistas - a autarquia vai candidatar a festa a Património Imaterial da Humanidade. O Green Lines Institute - Instituto para o Desenvolvimento Sustentável organiza este evento que irá analisar, entre outros temas, tradições e expressões orais, artes cénicas e práticas sociais.
www.tabuleiros.org