A 3.ª edição do festival da cataplana invade a Marina de Vilamoura com o objectivo de mostrar que este utensílio algarvio tem "enorme potencial e versatilidade", onde se podem confeccionar não só pratos tradicionais, como uma cozinha mais vanguardista e até "cozer a vapor, fumar ou elaborar sobremesas".
De 31 de Agosto a 3 de Setembro, o certame promove um mercado gourmet, de mostra e venda de produtos, e espectáculos de show cooking ou degustações. O chef Guy Dore, do restaurante Pequeno Mundo (em Almancil), abre o evento, com o primeiro espectáculo culinário, às 22h00. Seguem-se Luís Américo e Rogélio Jorge (dia 1), Paulo Morais e Justa Nobre (dia 2), Luís Baena e Henrique Sá Pessoa (dia 3).
Os espectáculos de show cooking decorrem todos os dias às 18h00 e às 22h00, sendo que os da tarde são seguidos de sessões de degustação na varanda do hotel Tivoli (das 19h00 às 00h00). A entrada no mercado e nas demonstrações é gratuita (demonstrações sujeitas a inscrição, no local do evento, a partir das 17h00) e as degustações custam 10€ (inclui dois pratos, um copo de vinho, água e café) e 15€ (três pratos, dois copos de vinho, água e café).
O festival, que termina a programação do Allgarve Gourmet'11, conta ainda com vários restaurantes aderentes, que vão apresentar nas suas cartas diversos pratos confeccionados em cataplana.
O programa do certame inclui ainda, esta quarta-feira, a entrega dos prémios aos restaurantes vencedores do concurso gastronómico Cataplana Experience. Conquistaram o prémio máximo, a Cataplana Ouro (as distinções incluem Prata, Bronze e Participação), os restaurantes Chá com Água Salgada, Vistas - Monte Rei Golf Resort, O Jacinto, Menta - Hotel Tivoli Marina, Takô Sushi, Mariscada, B&G - Hotel Vilalara e Moiras Encantadas.