Fugas - notícias

Documentário "Moscovo - Lisboa" revela os europeus e mostra-se no Instituto Goethe

Por Luís J. Santos

Dois jornalistas, o italiano Mark Spörrle e o alemão Beppe Severgnini, cruzaram a Europa de comboio numa odisseia por estereótipos, diferenças e semelhanças entre os europeus: fizeram onze cidades em duas semanas, entre Moscovo e Lisboa. Agora, mostram o filme no Instituto Goethe, em Lisboa.

"O que mais impressiona", dizia-nos o jornalista Beppe Severgnini, já em Lisboa, uns 6300km depois de Moscovo e após dezenas de conversas com cidadãos pela Europa fora,  "não são as diferenças, mas as semelhanças". Com o jornalista Mark Spörrle, realizou o projecto "Moscovo - Lisboa" traçando uma rota sobre carris com passagem pela Rússia, Ucrânia, Polónia, República Checa, Áustria, Suíça, França, Espanha e, por fim, a 13 de Maio, Portugal. Em cada paragem, os profissionais alemão e italiano, ambos com longo currículo em matéria de temas europeus, sociais e viajantes, conversavam com cidadãos e indagavam sobre as ideias dos europeus.

Uma viagem contada em blogue e videoblogue que é agora resumida no filme, também baptizado "Moscovo – Lisboa", em estreia portuguesa hoje (19h) no instituto alemão Goethe em Lisboa. Severgnini e Spörrle também estarão presentes e, após a exibição do documentário há tempo para conversar.

O filme, repleto de peripécias e comentários sob os pontos de vista italiano e alemão, foi realizado por Gianni Scimone, que acompanhou a viagem dos jornalistas passo a passo, tem 60 minutos e é legendado em alemão e italiano - em Lisboa, tem tradução simultânea para português.  A entrada é livre.

Local: Goethe-Institut, Campo Mártires da Pátria, 37 - Lisboa

--%>