Fugas - notícias

DR Guimarães 2012 ('Logótipo vivo' no Castelo, formado por 2012 crianças do concelho)

DR Guimarães 2012 ('Logótipo vivo' no Castelo, formado por 2012 crianças do concelho)

Porto e Guimarães no top 10 de destinos 2012 da Lonely Planet

Por Luís J. Santos

A Lonely Planet elegeu Guimarães, próxima Capital Europeia da Cultura, como um dos destinos top 10 para 2012, num "ranking" de cidades liderado por Londres, enquanto o Porto entra no top 10 das cidades "best value", as que oferecem uma atraente relação qualidade-custo.

A "eleição" integra o top 10 de destinos urbanos, incluído na edição do próximo ano do marcante guia "Best in Travel" da editora Lonely Planet (LP) – hoje em dia controlada pela BBC. Guimarães surge no 6.º posto do “top das dez cidades para 2012”  - liderado por Londres – e é definida como sendo “impressionantemente bonita” (ou mesmo de “cortar a respiração”). O Porto é n.º 4 no top das cidades "best value", por ser não só "adorável" como ser um "bom negócio".

Guimarães é reconhecida pela sua presença na lista do Património Mundial da UNESCO, “porém, não atrai muitos visitantes estrangeiros”. Entre os destaques da justificação da entrada de Guimarães no top, referem-se o centro histórico de um “sedutor emaranhado medieval”, edifícios, mansões e palácios ou o castelo. E, claro, “agora é o momento para visitar” a cidade, referem, já que é a Capital Europeia da Cultura 2012 – título que partilha com Maribor (Eslovénia). Até porque, muito graças a “uma significativa população jovem”, detém já uma “impressionante cena cultural” e será um “ponto central da iniciativa artística ao longo do ano”, com “artistas criativos” de Portugal e Europa a mostrarem o seu trabalho. 

O Porto, "a cidade que colocou o 'Port' em Portugal", dizem, "assim como o vinho do Porto no seu copo", é um "bom negócio", graças às ligações aéreas de baixo custo. É descrita como uma "cidade adorável", onde se pode dormir por 25 euros em alojamentos "recheados de antiguidades" e vista para o rio. E, sem gastar muito, passear em comboio histórico, ir à praia (referem Afurada), fazer um cruzeiro ou ficar em casas centenárias. A Ribeira merece especial referência pelas "dezenas de casas que oferecem provas de vinhos e tours baratas". 

O destaque a Guimarães e Porto marca o regresso da presença portuguesa aos tops do anuário da LP: em 2011 houve uma pausa mas, em 2010, Portugal integrou o top de países, e, em 2009, Lisboa entrava no "ranking" das cidades. Há poucos dias, Guimarães integrava também um top 20 de Portugal, criado pela revista internacional "Wallpaper".

10 cidades

A liderar o top das cidades, Londres – que vai receber os Olímpicos e é "um poço de energia do comércio, moda e cultura". Seguem-se Mascate (Omã), que é destacada por estar a expandir toda a frente turística, de museus a resorts. Já Bangalore (Índia) revela-se na sua “extravagância”, cozinha e na cena artística e musical. Seguem-se Cádis (Espanha, Capital Ibero-Americana da Cultura 2012), Estocolmo (Suécia, por continuar “perfeita como sempre”), Santiago (Chile), Hong Kong (China), Orlando (EUA) e Darwin (Austrália).

10 economias

O Porto surge em 4.º na lista "best value" mas a liderar os destinos que dão mais por menos surgem cidades do nordeste dos EUA (Nova Iorque, Washington DC e Boston - pelo "boom" de empresas que oferecem serviços económicos). Seguem-se Japão (alojamentos fantásticos a bons preços e muitas atracções grátis), Tajiquistão, Lesotho, Iquitos (Peru), San Francisco (EUA), Ohrid (Macedónia), Delta do Mekong (Vietname) e Mérida (México).

--%>