Fugas - notícias

Enric Vives-Rubio

Greve geral vai paralisar transporte aéreo

Por Público

O sector da aviação deverá ficar paralisado no dia da greve geral, agendada para 24 de Novembro. A maioria dos trabalhadores da NAV quer aderir aos protestos. O mesmo se espera do lado dos tripulantes e, no caso dos pilotos, poderá ser marcada uma paralisação independente para outro dia.

A maioria dos trabalhadores da NAV, responsável pela gestão do tráfego aéreo em território nacional, já votou favoravelmente a adesão aos protestos convocados, em conjunto, pela CGTP e pela UGT. E o mesmo se espera do lado dos tripulantes, enquanto os pilotos da TAP, cujo sindicato não está ligado a nenhuma das centrais, vão decidir dentro de duas semanas se marcam uma greve  - neste caso, um movimento independente associado ao processo de privatização da TAP.

O mais provável é que, no dia da greve, marcada em protesto contra as medidas de austeridade inscritas no Orçamento do Estado para 2012, haja sérias restrições ao transporte aéreo. Isto porque a operação das companhias de aviação está dependente do funcionamento da NAV, a operadora estatal que faz o controlo do tráfego que entra e sai de Portugal.

Agora, seguem-se os controladores aéreos, no dia 8 há assembleia geral do Sindicato Nacional do Pessoal da Aviação Civil e, no dia 15, é a vez dos pilotos da TAP decidirem a sua própria paralisação.


Mais informação:
PÚBLICO | Economia

 

[6.11.2011: Foi acrescentada à notícia a referência ao facto de o sindicato dos pilotos não estar ligado às centrais sindicais CGTP e UGT - a ser decidida uma paralisação dos pilotos, esta será um movimento independente associado ao processo de privatização da TAP]

--%>