Fugas - notícias

Raquel Esperança

Pilotos da TAP avançam para greves em Dezembro e Janeiro

Por Público

Os pilotos da TAP vão estar em greve quatro dias em Dezembro e outros quatro nos primeiros dias de Janeiro para exigir ao Governo parte do capital da companhia aérea no processo de privatização da transportadora pública.

Os pilotos vão fazer greve entree 9 e 12 de Dezembro e também de 3 a 6 de Janeiro. A decisão foi tomada numa assembleia-geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), em Lisboa.

Uma das razões da greve tem a ver com uma reivindicação que ganhou peso agora que corre o processo de privatização da companhia. Em causa está um acordo estabelecido em 1999 que prevê o envolvimento dos pilotos, para que, no momento em que a companhia fosse privatizada, recebessem - segundo o sindicato - entre 10% a 20% do capital da transportadora.

Os pilotos exigem à administração "o acesso à informação necessária para possa ser feita uma avaliação independente da empresa", pedem a "reposição de um clima laboral que reponha a equidade no tratamento entre pilotos e chefias" e que sejam cumpridas as normas do Acordo de Empresa. 

Os restantes sindicatos do sector - dos controladores aéreos, do pessoal de cabine e dos operadores de assistência em terra - já entregaram pré-avisos para a greve geral de dia 24, mas o SPAC optou por não o fazer.

Artigo completo no PÚBLICO | Economia

--%>