Gaia pode comemorar, tal como o vizinho Porto, o regresso da ansiada estrela à zona (há muitos anos, o Portucale, na Invicta, teve direito a uma), avança a Lusa: distinção para o The Yeatman, com cozinha orquestrada pelo jovem chef Ricardo Costa - que já em 2009 reconquistara uma estrela para o Largo do Paço (da Casa da Calçada de Amarante). O crítico da Fugas, José Augusto Moreira, tinha abordado recentemente esta possibilidade aqui.
Pela mesma célebre cozinha de Amarante já tinha passado o chef José Cordeiro que conquistou uma estrela para o restaurante em 2005 (e manteve-a em 2006) e, agora, consegue a mesma distinção para o Feitoria, o "seu" restaurante no Altis Belém, em Lisboa.
Entre os destaques da apresentação do novo guia Portugal e Espanha da Michelin, que decorreu esta noite em Barcelona, assinala-se a perda da estrela do restaurante Amadeus (do chef Danler-Heinemann, em Almancil) e, avança o crítico gastronómico Duarte Calvão - em directo da gala, no Mesa Marcada - a manutenção da estrela do Tavares (já sem chef Avillez e sob ordens do chef Aimé Barroyer).
As estrelas lusas
*
LISBOA Feitoria, Altis Belém
GAIA, The Yeatman
ALMANCIL Henrique Leis
ALMANCIL São Gabriel
AMARANTE Largo do Paço (Casa da Calçada)
CASCAIS Fortaleza do Guincho
COIMBRA Arcadas da Capela (Quinta das Lágrimas)
LISBOA Tavares
FUNCHAL Il Gallo d'Oro
QUARTEIRA Willie's
**
LAGOA The Ocean (Vila Vita Parc)
ALBUFEIRA Vila Joya
Por Espanha, houve perdas, particularelBullimente pesos-pesados pela Catalunha, confirma o El País: desaparecem as três estrelas de elBulli (encerrado por Ferran Adrià) e do Can Fabes (ex-Santi Santimaria, falecido este ano, agora Xavier Pellicer - que passa a duas estrelas). Novos duas estrelas espanhóis: Àbac (Jordi Cruz, Barcelona), Diverxo (David Muñoz, Madrid), Club Allard (Diego Guerrero, Madrid).
O guia Michelin para Portugal e Espanha está à venda por 23,90€.