Fugas - notícias

A reconversão da ala nascente do Terreiro do Paço vai custar dez milhões de euros

A reconversão da ala nascente do Terreiro do Paço vai custar dez milhões de euros Daniel Rocha

Terreiro do Paço vai ter centro de interpretação, florista, bar e mais restaurantes

Por Inês Boaventura

A ala nascente do Terreiro do Paço, em Lisboa, vai acolher vários restaurantes e cafés, um bar, uma florista e uma sala para eventos, a partir de Junho de 2012. Quatro meses depois abre ao público o Lisboa Story Centre, um centro de interpretação que pretende ser um “portal de acesso à cidade e ao seu património”.

Segundo foi anunciado esta manhã pelo director-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), Vítor Costa, a reconversão do piso térreo da ala nascente do Terreiro do Paço e do seu torreão para receber estas valências representa um investimento de dez milhões de euros. Esta instituição suportará grande parte do investimento, cabendo aos concessionários os custos com a decoração e equipamento dos estabelecimentos, orçado em três milhões de euros.

No que diz respeito à restauração, haverá uma cervejaria e um “restaurante/pizzaria/geladaria” onde segundo a ATL será disponibilizada “confort food internacional, com influências da culinária portuguesa e da gastronomia mediterrânica”. O Terreiro do Paço vai também ter "um food court" com esplanada, que promete reunir cultura e restauração, e dois cafés.

Parte do piso térreo da ala nascente vai receber um “bar/club vintage”, apresentado pela ATL como “um espaço nocturno que valoriza o charme, a elegância e o glamour, com uma decoração repleta de influências passadas e celebradas”. Haverá ainda uma florista “com um projecto inspirado nos tronos de Santo António” e uma “sala de visitas” para a realização de eventos, esta última no torreão nascente.

Na documentação distribuída aos jornalistas, a ATL destaca também as instalações sanitárias públicas que vão ser criadas, sublinhando que este será um “espaço inovador gerido pela Renova”.

O projecto de reconversão da ala nascente do Terreiro do Paço inclui também a “criação de condições de base para instalação de esplanadas com guarda sóis equipados com luz, som e aquecimento”. Serão disponibilizados 1.216 lugares de esplanada e uma banca para a florista. Vai também ser aberta uma passagem, “controlada”, para o jardim do Ministério das Finanças.

--%>