O café-bar BA do Bairro Alto Hotel, no centro de Lisboa, associou-se à empresa portuguesa Wine With Spirit (WWS), responsável pela comercialização de vinhos em países como os Estados Unidos, China e Brasil. No dia 28 de Novembro, este espaço foi palco do lançamento do Bastardo!, um vinho rosé que é o primeiro a ser introduzido pela empresa no mercado português.
Este, tal como os outros, tem uma narrativa por trás - "enotainment", como lhe chama João Montes, um dos sócios fundadores da WWS. Associar marcas de vinhos a "ocasiões de festa", à semelhança do que já fazem muitas marcas de bebidas brancas, é a aposta desta empresa.
No caso do Bastardo!, esta estratégia passa por apresentá-lo não apenas como um vinho produzido nas terras do Sado, mas como uma bebida para mulheres desapontadas com os homens. "Não comunicamos características técnicas do produto, comunicamos experiências", afirma João Montes. Combater as formas tradicionais de apresentar um vinho, seja pela casta, pelo produtor ou pelo ano da colheita, é um objectivo da WWS que procura oferecer "um vinho para cada momento".
É em torno desta ideia que o café-bar BA irá acolher "Stories with Spirit". Convidados de quadrantes diversos vão partilhar momentos das suas vidas nos quais tiveram ideias e avançaram para concretizá-las ‑ "o processo criativo de compor uma música ou de escrever um livro", conta João Montes. Os momentos de stand-up comedy ficam a cargo do humorista César Mourão.
O café-bar moldou o seu espaço a esta colaboração, alterando a sua decoração tendo o Bastardo! como mote. Mantendo o design original, recebeu algumas das palavras de ordem da WWS e a cor rosada do vinho. A casa de banho das mulheres reserva um espaço no espelho para que possam escrever com batom o nome do "bastardo" das suas vidas.
A WWS comercializa as suas próprias marcas, embora os produtores sejam de várias partes do mundo, como Portugal, França, Argentina e Tunísia. Bastardo! foi o primeiro vinho que a empresa lançou em Portugal, uma escolha que se deveu a "uma narrativa forte, mas também à leveza e frescura do líquido", segundo João Montes.
A WWS prepara-se para lançar em Portugal e no Brasil, até ao fim do ano, um outro vinho, desta vez um tinto, mas do qual prefere não revelar o nome. Outro sabor e uma outra história.
Actualmente, o Bastardo! é um exclusivo do bar do Hotel do Bairro Alto, mas em 2012 a empresa tenciona expandir o produto a outros canais de distribuição.