Fugas - notícias

Pedro Cunha

TAP conquista dois "óscares" do turismo mundial

Por Luís J. Santos

Já há dois World Travel Awards confirmados: os da TAP - melhor companhia aérea para África e, pela terceira vez consecutiva, melhor companhia para a América do Sul, confirmou a empresa em comunicado. A entrega dos troféus foi feita durante a gala da grande final dos WTA, World Travel Awards, que decorre hoje em Doha, Qatar.

Das nove nomeações para Portugal, duas vitórias já estão confirmadas, ambas da TAP nas categorias de Líder Mundial para África e Líder Mundial para América do Sul. 

"É uma enorme honra e uma imensa satisfação para a TAP receber hoje estes dois cobiçados prémios dos WTA", afirmou Luiz Mór, Administrador-Executivo da TAP, citado em comunicado da TAP. "Com esta distinção, vemos reconhecidos todo o trabalho e esforços que a TAP tem persistentemente desenvolvido nos últimos anos, tanto em África como na América do Sul, aproximando e unindo aqueles Continentes à Europa, sob o mesmo lema: receber os seus passageiros de braços abertos".

A TAP competiu com companhias como Bristish Airways, Delta Airlines, Emirates, Etihad Airways, South African Airways, Turkish Airlines ou Virgin Atlantic Airways - estas por África-;  American Airlines, British Airways, Continental, KLM, Lufthansa e United Airlines - pela América do Sul. 

Actualmente, a TAP serve 13 destinos no continente africano, "operando até 75 frequências semanais". Em uma década quase duplicou o número de destinos africanos (eram 7 em 2001) e "2,6 vezes o volume de tráfego, com mais de 617.100 passageiros transportados no ano passado face a 235.200 dez anos antes".

No Brasil, mercado onde lidera "há vários anos", a TAP voa para 10 destinos, atingindo também 75 frequências semanais. Em 2011, ultrapassou 1,5 milhões de passageiros - "um crescimento de 7,3 por cento comparativamente a 2010.

Na ronda europeia dos WTA, realizada em Setembro, a TAP também tinha duas nomeações (melhor companhia aérea, melhor classe executiva), mas saiu sem prémios. O único premiado luso da liga europeia, foi o Vila Joya, o boutique resort líder. 

A gala da ronda final mundial dos WTA decorre esta noite em Doha, Qatar. Os nomeados portugueseses, além da TAP: Choupana Hills (melhor boutique resort insular), Vila Joya (melhor boutique resort), Longevity Wellness Resort (spa médico e bem estar), Lisboa (melhor destino cruzeiros, porto e destino.

--%>