Fugas - notícias

  • Vila Joya, Albufeira: Melhor boutique resort do mundo (outra vez)
    Vila Joya, Albufeira: Melhor boutique resort do mundo (outra vez)
  • Dois WTA para TAP: Líder Mundial para América do Sul e África
    Dois WTA para TAP: Líder Mundial para América do Sul e África

Portugal com três "óscares" do turismo mundial graças a TAP e Vila Joya

Por Luís J. Santos

O Vila Joya, de Albufeira, conquistou, pelo 6.º ano consecutivo, o World Travel Award (WTA) para melhor boutique resort do mundo. Já a TAP conquistou galardões como melhor companhia aérea para África e América do Sul. Portugal, que chegou ao Qatar, onde se realizou a gala, com nove nomeações, consegue assim três "turióscares", mais um que na edição anterior da ronda mundial dos prémios.

MAIS: "Óscares" do turismo mundial: Os melhores dos melhores


Na sua categoria, o Vila Joya continua imbatível: na ronda europeia, já tinha conquistado mais um World Travel Award, considerado o "óscar" do turismo, como melhor boutique resort - sendo, aliás, o único nomeado luso a sair premiado da cerimónia. Na gala da ronda mundial dos prémios, realizada quarta-feira em Doha, Qatar, conseguiu o seu 6.º WTA consecutivo para Líder Mundial (designação oficial do prémio) na categoria Boutique Resort.

Portugal conseguiu ainda mais dois "turióscares" mundiais graças à TAP - como avançámos aqui -, que, após nos últimos dois anos ter sido declarada a Líder Mundial nas ligações aéreas com a América do Sul, conseguiu agora o troféu de melhor do mundo nas ligações para África. E, sublinhe-se, a companhia portuguesa concorria com pesos-pesados como a Bristish Airways, Delta Airlines, Emirates, Etihad Airways, South African Airways, Turkish Airlines ou Virgin Atlantic Airways (na categoria África) ou a American Airlines, British, Continental, KLM, Lufthansa e United Airlines (na categoria América do Sul).

Já o Vila Joya - que, por coincidência, poderá comemorar o prémio durante o seu maior evento do ano, o festival gastronómico Tribute to Claudia, que decorre esta semana -, conseguiu derrotar resorts da Tailândia, Jamaica, Ilhas Cook, Turquia ou Fiji.

Portugal tinha nove nomeações para os WTA mundiais: além da TAP e Vila Joya, concorriam Choupana Hills (melhor boutique resort insular), Longevity Wellness Resort Monchique (spa médico e bem estar), Lisboa (melhor destino cruzeiros, porto e destino) e Visit Portugal (melhor site de autoridade turística).

Quanto a outros vencedores mundiais, entre mais de centena e meia de prémios, destaque para a Índia (melhor destino do mundo), Eithad Airways (melhor cia. aérea), Lufthansa (a melhor da Europa), easyJet (melhor low cost do mundo) ou Burj Al Arab (melhor hotel).

Os WTA existem há 19 anos e dividem-se por regiões. Ao longo de cada ano, são realizadas galas regionais e o processo culmina com uma grande gala mundial. A votação para os prémios decorre online, sendo que toda a gente pode votar; porém, o voto de um profissional de turismo vale o dobro do voto do público em geral.

A lista completa de vencedores está disponível aqui

--%>