Fugas - notícias

Douro estreia novo portal online

Por Público/Lusa

O Douro tem uma nova porta de entrada, desta vez virtual, mas com múltiplas possibilidades para dar origem a uma visita bem real. O novo portal Douro Valley foi lançado online hoje e permite planear fugas durienses personalizadas. 

O Douro Valley inclui notícias, eventos, pontos de interesse e itinerários entre mais ou menos quatro mil conteúdos georreferenciados, entre os quais também se podem encontrar vídeos e fotografias com várias perspectivas da região: aldeias históricas, castelos, parques infantis, miradouros, espaços culturais, restaurantes, alojamentos ou rotas pré-definidas.

O portal - projecto desenvolvido pelo Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Porto - teve o apoio da Estrutura de Missão do Douro, implicando um investimento de 580 mil euros (70% financiados por fundos comunitários) e dois anos de trabalho. O objectivo é “acrescentar informação e conhecimento” aos vários portais e páginas existentes sobre a região, recusando assim o papel de concorrente.

O site, que permite ao utilizador personalizar a sua visita conforme os seus interesses e disponibilidades, estreou-se em português, mas para breve estão planeadas versões em inglês (a partir de 17 de Fevereiro) e em espanhol (a 29 de Fevereiro). A sua sustentabilidade passará pela publicidade online, segundo avançaram os seus criadores, citados pela Lusa, mas também por acordos já firmados com o portal de reservas Booking e com várias empresas de serviços turísticos.
 
www.dourovalley.eu

--%>