Alguns dias após divulgar as 70 pré-finalistas, a organização "rectificou" a lista de praias nomeadas, substituindo três praias de rio, retiradas por "incumprimento dos critérios", "através do seu Conselho Científico". Saíram Fraga da Pena, Cascata de Cabreia e Rio Homem, substituídas pelas "candidatas imediatamente a seguir mais votadas pelo painel de 70 especialistas: as praias de Ferragudo, de Avô e Fragas de S. Simão. A razão: para serem nomeadas, as praias têm que estar classificadas como balneares e as três retiradas "não constam nas propostas do Inag (Instituto da Água) para zonas balneares em 2012".
A região algarvia soma agora 14 praias candidatas a maravilhas. Seguem-se a região de Lisboa e Setúbal com 11 praias, Alentejo com 9, Estremadura e Ribatejo também com 9, Beira Litoral com 7, Açores com 6, Beira Interior com 5 praias, Entre o Douro e Minho, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro com 3 praias pré-finalistas cada.
A apresentação das praias seleccionadas à próxima eleição 7 Maravilhas de Portugal, desta feita dedicada aos areais lusos, decorreu segunda-feira no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Segundo a organização, “para chegar a esta lista das 10 melhores praias por cada uma das 7 categorias, as 294 nomeadas foram votadas por um painel de 70 especialistas indicado pelo Conselho Científico do projecto”. Este conselho engloba sete entidades: Marinha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Bandeira Azul da Europa, GEOTA, Liga para a Protecção da Natureza, Quercus e SOS – Salvem o Surf.
“Estas 70 praias representam o que o país tem de melhor, de norte a sul, do litoral ao interior, e que cabe agora a todos divulgar para preservar”, afirmou Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.
Na próxima fase, um painel de 21 personalidades vai seleccionar as 21 finalistas que irão a votação pública. A representatividade geográfica, segundo comunicado da organização, “é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das dez regiões do país e todo o processo de selecção e votação é auditado pela PricewaterhouseCoopers & Associados".
As 21 praias finalistas poderão ser votadas pelo público entre 7 de Maio e 7 de Setembro e as vencedoras serão reveladas a 8 de Setembro, em directo na RTP, a partir de Tróia.
As 70 pré-finalistas
(actualização: em destaque, as 21 praias que passaram à fase seguinte)
1. PRAIAS DE RIOS
Praia de Ferragudo - Lagoa - Algarve
Pego Fundo - Alcoutim - Algarve
Penedo Furado - Vila de Rei - Beira Interior
Praia das Furnas de Vila Nova de Milfontes - Odemira - Alentejo
Praia Fluvial da Relva da Reboleira - Manteigas - Beira Interior
Praia Fluvial de Côja - Arganil - Beira Litoral
Praia Fluvial de Loriga - Seia - Beira Interior
Praia Fluvial de Avô - Oliveira do Hospital - Beira Litoral
Praia Fluvial de Fragas de S. Simão - Figueiró dos Vinhos - Beira Litoral
Quinta do Alamal - Gavião - Alentejo
(Esta lista foi actualizada: saíram Fraga da Pena, Cascata de Cabreia e Rio Homem, entraram Ferragudo, Avô e Fragas de S. Simão).