Nuno Lobito, fotógrafo viajante que em Novembro deu por terminada a sua missão de visitar todos os países do mundo, já começou a mostrar algumas das imagens que foi captando ao longo das suas viagens no novo programa Revelações, da RTP."Durante mais de nove meses, uma fotografia, um país, uma história", resume Lobito.
São cinco minutos diários, emitidos no canal Memória com repetições noutros canais RTP, dedicados à arte fotográfica, num espaço apresentado por Isabel Angelino e estreado na quarta-feira passada. Lobito mostra as fotos do seu acervo e "contextualiza a sua produção": "Iremos conhecer algumas das mais importantes fotos da actualidade, saber como foram tiradas e qual a sua importância, tanto em termos documentais, como artísticos".
Ao fim de 29 anos de viagens, o fotógrafo completou uma rota de 204 países (193 que são oficialmente reconhecidos pelas Nações Unidas e "11 ditos independentes") a 11-11-11 (naturalmente, uma data escolhida a dedo pelo próprio e, até, relacionada com as suas convicções budistas).
O dia em que regressou do país que lhe faltava (a Islândia), foi um dia de "glória", dizia-nos Lobito, já com muitas reportagens, exposições e livros no currículo. "Quando era criança decidi que queria ir a todos os países do mundo". Tarefa cumprida, mostra agora na tv a sua obra. "Adoro fazer fotografia, gosto de partilhar essa fotografia e gosto quando as pessoas gostam", resume. "Sou um profissional ‘loucodisciplinar', domino a técnica até ao tutano, porque sem técnica nada se consegue. E depois sou muito louco". Mas "um louco disciplinado e tecnicamente apurado", sublinha.
O programa Revelações é emitido de 2.ª a 6.ª, na RTP Memória, em diferentes horários: por volta das 7h50, 12h50, 18h, 00h e 3h50, com repetições na RTP África e Internacional.
Na galeria de imagens, cortesia de Lobito, poderá ver algumas das obras do fotógrafo que estarão em destaque e serão explicadas no programa.
RTP | Nuno Lobito: Site - Facebook - Flickr