Fugas - notícias

  • Praia da Comporta
    Praia da Comporta Marilyn Marques/Arquivo
  • Praia da Conceição
    Praia da Conceição DR

Praias da Comporta e da Conceição são as mais acessíveis do país

Por Fugas

A Comporta, em Grândola, conquistou o 1.º lugar na última edição do prémio Praia + Acessível. O outro prémio desta iniciativa, correspondente ao 2.º lugar, foi para a Conceição, em Cascais.

O prémio Praia + Acessível, edição 2011, criado no âmbito do programa Praia Saudável, já tem vencedores. Comporta (Grândola), no1.º lugar, e Conceição (Cascais), no 2.º, foram reconhecidas como as praias que, durante a época balnear, se distinguiram "ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades". Sublinhe-se que esta é a 3.ª edição do prémio e que a Comporta tinha antes conseguido dois segundos lugares. Os dois municípios foram premiados com cerca de 5 mil euros em equipamentos para aplicação nas praias, para uma "melhoria contínua das condições das suas zonas balneares".

As duas praias obtiveram a melhor nota em critérios como condições de acesso pedonal e automóvel à zona balnear e de circulação nos areais, condições para os cidadãos com mobilidade condicionada, grau de satisfação dos utilizadores e qualidade da informação prestada ao público.

O galardão resulta de uma parceria entre diversos organismos (Direcção Geral da Autoridade Marítima, institutos Nacional para a Reabilitação - INR -, de Socorros a Náufragos, da Água, de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e Associação Bandeira Azul da Europa) com a Fundação Vodafone Portugal.

Segundo dados do INR, o número de praias acessíveis tem vindo a subir nos últimos anos: no país, passou-se 50 em 2005 para 175 em 2011.

--%>