Fugas - notícias

No Parque de Serralves, Porto

No Parque de Serralves, Porto Paulo Pimenta

Primavera começa seca e temperaturas vão subir

Por Lusa/Fugas

A Primavera começou hoje e os primeiros dias da nova estação são marcados pela continuação do tempo seco e subida das temperaturas no fim-de-semana.

Portugal e o hemifério Norte entraram hoje na Primavera, com o equinócio a ocorrer precisamente às 5h14. A estação dura 92,75 dias, até ao solstício de Verão - a 21 de Junho, pelas 00h09.

Os primeiros dias mantém-se sob o tempo seco herdado do Inverno. De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), Portugal continuará sem chuva, o que atrasará cenários naturais mais primaveris.

"Nestes dias regressa o céu pouco nublado ou limpo. Voltamos a ter a influência de um anticiclone que nos dá novamente a corrente nordeste", segundo a meteorologista Cristina Simões, do IM. Até quinta-feira, as temperaturas mínimas mantém a descida registada no fim-de-semana mas na sexta deverá ocorrer "uma subida da temperatura, tanto mínima como máxima", avançou a meteorologista à Lusa.

A semana deverá decorrer sem precipitação, com alguma nebulosidade temporária. Uma depressão na quinta-feira, a sul, poderá dar novamente alguma precipitação, aguaceiros e possibilidades de trovoada, mas apenas no Algarve, refere Cristina Simões. O resto do território mantém o céu pouco nublado ou limpo e um vento de nordeste.

O Inverno em Portugal ficou marcado pela falta de precipitação e a seca extrema já atinge mais de metade do território continental (53%); o resto do país está em situação de seca severa. O índice utilizado para medir a dimensão da seca tem nove níveis, que variam entre chuva extrema e seca extrema. Antes da seca extrema há a severa, a moderada e fraca. Numa previsão a partir do segundo relatório do grupo de trabalho de avaliação dos impactos da seca, prevê-se que mais de três quartos do território continental podem ficar em seca extrema se os níveis de precipitação continuarem muito inferiores ao normal.

Entretanto, na madrugada do próximo domingo (dia 25), a hora legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão. Assim, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios devem ser adiantados 60 minutos à 01h, passando para as 2h. Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00h de domingo, passando para a 01h00.

--%>