Com um projecto da autoria do arquitecto Francisco Vieira de Campos, a nova estrutura segue "a linguagem arquitectónica da adega" numa vertente moderna que casa com o ambiente tradicional do bloco original. Na decoração, optou-se por usar "referências ao mobiliário nórdico vintage que partilham o espaço com materiais de origem nacional".
Rodeado de vinhas, hortas e jardins aromáticos, o novo Hotel Rural da Quinta do Vallado mantém "a aposta em produtos da terra e vinhos da quinta", levando um pouco mais longe a oferta gastronómica: "Será sempre possível fazer refeições ligeiras nos vários espaços do Hotel, com tapas, queijos e enchidos, saladas ou sanduíches", informa um comunicado.
Os espaços comuns, quer no interior, onde se destacam as lareiras a proporcionarem um ambiente acolhedor, como no exterior, com a piscina na encosta virada para o rio Corgo e entre vinhas e árvores de fruto, promovem "momentos de dolce fare niente". Para os hóspedes que ansiarem alguma actividade, há passeios pedestres guiados, de bicicleta, de barco e de jipe, sessões de pesca no rio Corgo, piqueniques campestres, aulas de cozinha tradicional, provas de vinhos e cursos de iniciação à prova. Uma noite reserva-se desde 100€, indo até aos 160€.