O complexo vai acolher os seis veleiros participantes, que neste momento se aproximam da costa continental portuguesa, depois de completarem a travessia atlântica desde Miami.
A sétima etapa da Volvo Ocean Race iniciou-se no dia 20 na cidade norte-americana de Miami e tem uma extensão de 3.590 milhas náuticas. A frota está a aproximar-se velozmente da capital portuguesa e o trajecto pode ser acompanhado em tempo real aqui.
Os seis barcos da frota desta 11.ª edição da regata de circum-navegação à vela com escalas, largaram de Alicante, Espanha, a 5 de novembro, para a primeira etapa, concluída na Cidade do Cabo, África do Sul. A regata escala Lisboa até 10 de Junho, estando prevista a "in-port-race" (regata no porto) no dia 9 de junho, com percurso entre Pedrouços e o Terreiro do Paço.
O Navio Escola Sagres estará ancorado em frente ao Race Village e será o ponto de largada das regatas. A entrada no espaço é gratuita para todos os visitantes. Para acompanhar as movimentações, há muitos locais privilegiados: "do Terreiro do Paço até à Doca de Pedrouços, a margem norte do Rio Tejo dispõe de vastas áreas onde o público poderá seguir a prova. Isto sem esquecer, naturalmente, a margem Sul, também com pontos privilegiados à disposição do público", informa a organização.
A Lusa adiantou entretanto, citando o director-executivo da regata, o norueguês Knut Frostad, que Lisboa está na lista de 33 cidades finalistas à organização das próximas duas edições, em 2014 e 2017.
Em Julho, Lisboa irá também receber a Tall Ships Race, regata de grandes veleiros, entre os dia 19 e 22: cerca de 60 embarcações - incluindo os portugueses Creoula e Santa Maria Manuela -, envolvendo meia centena de países e cinco mil participantes.
Volvo Ocean Race: Site | Facebook