Fugas - notícias

  • A página vai construindo continuamente um retrato colectivo do país
    A página vai construindo continuamente um retrato colectivo do país DR
  • A imagem de marca do DP
    A imagem de marca do DP DR
  • Rui Dias José, jornalista com mais de três décadas de carreira, é o homem por trás do Descobrir Portugal
    Rui Dias José, jornalista com mais de três décadas de carreira, é o homem por trás do Descobrir Portugal DR
  • Uma das imagens que
    Uma das imagens que "explicam" o DP DR
  • A defesa da cortiça é uma das campanhas do DP
    A defesa da cortiça é uma das campanhas do DP DR
  • O projecto
    O projecto "Portugal a Pé" de Nuno Ferreira foi apoiado por Rui Dias José e merece destaque no DP DR/Nuno Ferreira

Anda meio milhão a Descobrir Portugal no Facebook

Por Luis J.Santos

É um fenómeno no Facebook. O grupo Descobrir Portugal, dedicado a partilhar fotografias e a cultura lusas, acaba de ultrapassar os 500 mil seguidores, o que a torna uma das principais páginas portuguesas e uma das mais participadas. Por trás de meio milhão de pessoas, um só homem com uma carreira de décadas dedicada a “contar Portugal”: Rui Dias José.

Começa-se a Descobrir Portugal e pode passear-se pela Ria de Aveiro, dar um salto à serra da Estrela ou Aljezur, espiar-se Coimbra ou Monsaraz, Porto ou Santo Tirso, descobrir-se um recanto do Pulo do Lobo ou navegar num galeão na Moita. Uma virtual volta a Portugal, continuamente partilhada, comentada, actualizada, "afectiva".

"A nossa importância são as diversas formas de intervenção, o Descobrir Portugal vive do esforço da sua própria comunidade", resumiu à Fugas o impulsionador desta página no Facebook, Rui Dias José, a propósito da conquista de um marco muito significativo: esta terça-feira, 12 de Junho, o contador do Descobrir Portugal (DP), subitamente, contabilizou 500.000 "gostos".

O grupo, nascido nos finais de Agosto de 2009, dedica-se a partilhar fotos e ideias sobre o melhor do país naquela rede social. Ao atingir meio milhão de seguidores, a página coloca-se entre as maiores do mundo relacionadas com Portugal - segundo o top geral do FbRank, o ranking de páginas portuguesas no Facebook, há momentos era a 14.ª (o universo do futebol lidera com Cristiano Ronaldo como n.º 1 e mais de 45 milhões de seguidores) -, é uma das mais activas e participadas e, definitivamente, a mais seguida no campo do turismo. E não apenas em Portugal: segundo dados do DP, mais de 300 mil seguidores estão no país mas não faltam fãs por todo o mundo, com o Brasil na dianteira (é o segundo país no top, com mais de 80 mil pessoas).

E quem está por trás de tanta gente, tanto país? Uma só pessoa. O jornalista Rui Dias José, 59 anos, mais de três décadas de carreira dedicadas a temáticas similares, entre marcantes programas de rádio com os quais percorria Portugal passo a passo (caso do Feira Franca, quase uma década na Antena 1), portais dedicados ao país (e desenvolvimento regional, como o Café Portugal), a revista Epicur (que dirige desde 2010, ano do relaçamento desta publicação de temática mais abrangente) ou a edição e apoio de obras como o "Portugal a Pé", de Nuno Ferreira.

"Com mais de 30 anos de profissão e mais de 20 de estrada país adentro, reivindico o título do jornalista que melhor conhece o país que se faz e constrói fora dos grandes centros de decisão política e económica". É assim que Dias José se apresenta, em jeito de cartão-de-visita, para que não restem dúvidas. O Descobrir Portugal começou, aliás, por um acaso "facebookiano".  "A minha página pessoal já tinha quatro mil ‘amigos' na altura - então, o limite máximo - e quando ia criar outra e também a página do Café Portugal, lembrei-me de criar uma mais aberta à participação das pessoas", resume. Assim nasceu o DP, que, desde então, permite que "todos possam sempre publicar no mural". O que dá trabalho e tempo: "Exige uma grande atenção porque é um volume muito grande de gente. Em 500, há sempre cinco que escrevem coisas algo incríveis..."

Logo no primeiro mês de vida, a página atingia os cinco mil. Depois, "cresceu, cresceu, cresceu", à medida viral do Facebook. "Uns convidavam outros" e no primeiro ano já a comunidade somava 200 mil pessoas, criando um verdadeiro "caudal de imagens". Entre tanta foto, está Dias José, que intercala destaques noticiosos e reportagens do Café Portugal, músicas e vídeos de artistas lusos, chamadas de atenção.

--%>