Fugas - notícias

  • Reuters
  • Reuters

O barco que Isabel II usou no Jubileu vai reinar no Douro

Por Fugas

A Douro Azul anunciou ter adquirido o "Spirit of Chartwell", um barco-hotel que recentemente esteve sob os holofotes mundiais: foi declarado barcaça real e escolhido para transportar a rainha Isabel II pelo Tamisa durante as celebrações do Jubileu. Em Setembro, muda-se para o Douro.

O director-geral da Douro Azul, Mário Ferreira, confirmou que a empresa, que explora navios turísticos, adquiriu o "Spirit of Chartwell", um barco-hotel com chancela de realeza. Este "barco luxuoso ao qual já não chegam estrelas para classificar", conforme o resumiu Ferreira à Lusa, integrará o portefólio da empresa, passando a realizar cruzeiros turísticos no Douro. Bruno Ribeiro, do departamento de comunicação da Douro Azul, avançou à Fugas que o barco chegará no início de Setembro.

O "Spirit of Chartwell", habituado a viagens clássicas e de luxo pelas memórias do Tamisa, pertencia à companhia Magna Carta Steamship. A Casa Real britânica escolheu-o para as celebrações dos 60 anos de reinado de Isabel II, tendo sido restaurado para a ocasião. Tansportou, a 3 de Junho, a rainha e família real pelo rio londrino, num cortejo que congregava mais de mil embarcações. Mário Ferreira, em declarações à RTP, não avançou o custo da compra mas sublinhou que o restauro do "Chartwell" foi avaliado em 7 milhões de libras. 

O barco, com cerca de 70m de comprimento, é célebre pelo seu estilo à comboio de luxo, baseado no Pullman Express da Côte d' Azur - na sua decoração e corpo integra peças e artefactos do comboio original, além de memória de outros navios históricos. Inclui 14 cabines (e uma suite real), restaurante e piano bar, além de um "deck" superior ao ar livre.

O barco realizará viagens de luxo pelo Douro, podendo transportar entre 30 pessoas (com alojamento) e cem (em viagens de um dia). Os cruzeiros serão similares aos já realizados pela empresa, devendo incluir visitas a quintas, museus ou caves, com o "objectivo de dar a conhecer o Douro para lá do rio", resumiu Bruno Ribeiro à Fugas.

Curiosamente, adianta a RTP, a barcaça poderá vir a utilizar o cais da Ribeira do Porto - para o qual falta a concessão - onde a rainha Isabel II desembarcou, em 1957, na sua histórica visita à Invicta. À Lusa, Mário Ferreira referiu que "gostaria muito" de usar o local e que este "ficasse reconhecido como o Cais da Rainha".

Para além dos turistas que vão realizar cruzeiros no "Spirit of Chartwell", toda a gente poderá conhecer melhor o barco em breve: estará disponível para visitas "no final do ano, para satisfazer a curiosidade de todos os que o desejem conhecer", confirmou Ferreira.

A compra do "Chartwell" é mais um dos investimentos da Douro Azul que, até 2014, pretende construir quatro navios-hotel e até dois barcos rabelos. No estaleiro da Navalria, em Aveiro, estão a ser construídos dois navios-hotel para a empresa (um investimento de 22 milhões de euros), que deverão ser entregues em Fevereiro e Março do próximo ano, para entrarem em operação de imediato.

Douro Azul | Spirit of Chartwell

--%>