O projecto "Visitas Cantadas na Mouraria" surge através da Associação Renovar a Mouraria, em parceria com o Museu do Fado, e pretende dar a conhecer vários pontos do bairro ao som do fado. A juntar-se a esta iniciativa, surge a rota das tasquinhas e restaurantes (desde sábado, 21 de Julho).
As visitas fadistas têm início na Igreja da Senhora da Saúde, onde desde logo os cantores soltam a voz. Em seguida, segue-se para o Largo da Severa, onde os artistas oferecem mais um momento de fado. A partir do largo existem dois percursos possíveis repartidos por dias diferentes. Um dos trajectos é feito pela zona da baixa Mouraria, enquanto que o outro é pela travessa do Terreirinho. As visitas são acompanhadas por guias especializados (português, inglês e espanhol).
Durante o Verão, vão estar presentes vários nomes como António Pinto Basto, Jaime Dias ou Ana Maurício. Os fadistas para além de mostrarem os seus dotes como cantores, partilham histórias e falam sobre a sua ligação individual ao bairro da Mouraria. As visitas realizam-se aos fins-de-semana, em Julho, Agosto e Setembro a partir das 18h30 e a entrada é livre.
A rota das tasquinhas e restaurantes da Mouraria vem animar ainda mais o bairro. Este sábado, realiza-se a primeira, depois de uma visita cantada (às 18h30), com Ana Maurício. Segue-se para a inauguração da rota no Largo da Rosa, às 19h45, onde há mais fado acompanhado da gastronomia. No final, segue-se um jantar num dos espaços que integram a rota.