Fugas - notícias

  • Pedro Marques
  • Na Serra do Caldeirão
    Na Serra do Caldeirão DR
  • Caimão
    Caimão DR
  • Redescobrir Querença é uma das propostas
    Redescobrir Querença é uma das propostas Público
  • Caminhada Salema à Ingrina
    Caminhada Salema à Ingrina DR
  • Workshop da azeitona
    Workshop da azeitona DR
  • Workshop da azeitona
    Workshop da azeitona DR
  • Workshop da azeitona
    Workshop da azeitona DR
  • Moinho de água
    Moinho de água DR
  • Caminhada Salema à Ingrina
    Caminhada Salema à Ingrina DR
  • Caminhada Salema à Ingrina
    Caminhada Salema à Ingrina DR
  • Na Serra do Caldeirão
    Na Serra do Caldeirão DR
  • A fundação é um dos parceiros do projecto
    A fundação é um dos parceiros do projecto DR

Dar a volta ao Algarve pelos caminhos do ecoturismo

Por Ana Saleiro

Há mais Algarve que golfe e praias e é isso que pretende mostrar, passo a passo, o primeiro catálogo de ecoturismo algarvio assinado pela ProActiveTur, uma empresa com o dedo de João Ministro, engenheiro do ambiente há muito dedicado ao turismo e desenvolvimento sustentáveis do Algarve. Há ideias para o Verão mas também para os meses seguintes.

"Mostrar que existem outras actividades no Algarve, para além do golfe e das praias" é o grande objectivo do primeiro catálogo de ecoturismo da região lançado pela empresa ProActiveTur, disse à Fugas João Ministro, director-executivo desta especialista em turismo de Natureza, fundada há dois anos. "Acreditamos que do ponto de vista turístico, a ideia é muito importante", sublinhou.

O catálogo "Ecoturismo no Algarve" disponibiliza, em meia centena de páginas, um leque de experiências que interligam as maravilhas naturais com a cultura e gentes da região, contendo dezenas de propostas agendadas para os próximos meses. A empresa aposta numa ideia de "turismo proactivo", na qual os recursos são utilizados "de uma forma responsável", segundo adianta Ministro, um especialista no tema, com muitos anos dedicados a projectos ecoturísticos e de desenvolvimento da região.

Antes de ser um dos criadores da ProActiveTur, Ministro, licenciado em engenharia do ambiente, tornou-se conhecido pela sua ligação à associação Almargem (dedicada à defesa do património cultural e ambiental do Algarve), onde, entre outros projectos, coordenou, por exemplo o desenvolvimento da Via Algarviana, “Birdwatching no Algarve” ou o "Algarve Sustentável". Posteriormente, o especialista também se dedicou a outro projecto em que continua a participar, o Projecto Querença - que pretende levar e dar vida nova a uma terra que sofre os efeitos do despovoamento do interior algarvio

O novo catálogo do ecoturismo algarvio (que também dá um salto ao sudoeste alentejano), inclui tanto actividades diurnas como nocturnas e recorre sempre a produtos da região com o objectivo de contribuir para a dinâmica e desenvolvimento do interior, tentando valorizar ao máximo o património local. "Não se tratam de meros passeios e saídas de campo, mas sobretudo de experiências ao ar livre e de grande proximidade com as pessoas que vivem e trabalham no Algarve", explica-se na introdução ao guia.

Segundo Ministro, a aposta na utilização dos produtos da zona implica o contacto com as populações locais, o que torna as experiências muito mais ricas e interessantes. "Assim ganha o turismo, o interior e as pessoas. Ganhamos todos", referiu.

A empresa tem parcerias com a Fundação Manuel Viegas Guerreiro e a Birdwatching Algarve e, além de Ministro, a equipa fundadora integra Nuno Banza, também engenheiro do ambiente e com um vasto currículo dedicado à área. Entre os seus colaboradores, Francisco Cordeiro, licenciado em ecoturismo, e Georg Schreier, especializado em observação e conservação de aves.

Pelo catálogo, descobrem-se actividades que se realizam numa data precisa ou outras com repetição quase semanal, entre passeios a pé, actividades de birdwatching ou mesmo workshops de pão, medronho ou agricultura tradicional. A divisão das propostas faz-se por Natureza e Cultura, Observação de Aves, Actividades à Noite, Experiências Rurais, Caminhadas. Para participar em qualquer uma das propostas ecoturísticas, basta inscrever-se até 48h antes da data marcada. Os preços variam de acordo com a opção escolhida, com valores que podem oscilar entre os 15 e 50€. O catálogo com todas as actividades pode ser descarregado online e de forma gratuita.

--%>